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Title: A Idade Média: O Fim da Visão Teocêntrica e Afirmação Antropocêntrica.
Creator: Kayumbuca, Mariano Feca
First Advisor: de Matos, José Alfredo
Abstract: A Idade Média, ou Idade da Fé, também conhecida pejorativamente como “Idade das Trevas”, “Noite de Mil Anos”, “Espessa Noite Gótica”, comporta um extenso período de quase mil anos (476 a 1543 d.C.) de muita turbulência devido a vários acontecimentos no continente europeu. Dentre tantos factos ocorridos, destaca se as inúmeras invasões territoriais, guerras constantes, formação de vários reinos independentes, consolidação do sistema feudal com a economia baseada na agricultura, mão-de-obra servil com a relação de vassalagem entre servos e senhores, ruralização geral do continente, pouco uso de moedas, escassos contatos comerciais externos, fusão da cultura romana com a germânica, teocentrismo e enfraquecimento da cultura laica, fortalecimento do cristianismo e crescimento do poder interventivo da igreja católica com exacerbação de poderes, o teocentrismo é uma das noções que marcaram tipicamente a Idade Média. Os conflitos na Idade Média entre o campo e a cidade cresciam. A procura por produtos alimentícios nos centros urbanos era maior do que a oferta. Foram criadas novas técnicas de cultivo da terra para atender à demanda, mas não o suficiente. A fome avassaladora, pestes, rebeliões e guerras começavam a corroer a Europa, e o sistema de produção feudal passou a exigir profundas mudanças económicas, sociais, culturais e políticas, proporcionando o advento de uma nova era: a Idade Moderna. Esta nova Idade trouxe o Humanismo e por sua vez esta corrente teve o antropocentrismo como seu objecto de estudo, antropocentrismo se identificou como uma das ações que marcaram a Renascença e o próprio desenrolar da Idade Moderna ao colocar o homem no centro das coisas, a postura antropocêntrica manifestava-se em obras de arte nos tratados filosóficos. Isso significa dizer que os sentimentos, formas e instituições humanas eram pensadas e observadas com grande atenção. O estudo está estruturado por três capítulos, no primeiro (I), fez-se abordagem generalizada da literatura que sustenta o tema em estudo, tal como a génese da Idade Média, características do Idade Média marcada pelo teocentrismo e o fim da visão teocêntrica. O segundo (II) capítulo abordou aspectos relacionados ao surgimento da Idade Moderna, suas características centradas na negação teocêntrica e a afirmação antropocêntrica através do humanismo, sem esquecer a reforma religiosa que contribuiu na colocação do homem no centro do universo. No terceiro (III) capítulo, fez-se a descrição metodológica do estudo desde abordagem descritiva, classificação da pesquisa, tipo de pesquisa quanto aos objectivos e procedimentos.
Abstract: The Middle Ages, or Age of Faith, also known pejoratively as “Dark Ages”, “Night of a Thousand Years”, “Thick Gothic Night”, comprises an extensive period of almost a thousand years (476 to 1543 a.C) of much turmoil due to to various events on the European continent. Among so many events, there are numerous territorial invasions, constant wars, formation of several independent kingdoms, consolidation of the feudal system with an economy based on agriculture, servile labor with the vassalage relationship between serfs and lords, ruralization continent, little use of currencies, few external commercial contacts, fusion of Roman and Germanic culture, theocentrism and weakening of secular culture, strengthening of Christianity and growth of the interventionist power of the Catholic Church with exacerbation of powers, theocentrism is one of the notions that typically marked the Middle Ages. Conflicts in the Middle Ages between the countryside and the city grew. The demand for food products in urban centers was greater than the supply. New techniques for cultivating the land were created to meet the demand, but not enough. Overwhelming hunger, pestilence, rebellions and wars began to corrode Europe, and the feudal production system began to demand profound economic, social, cultural and political changes, providing the advent of a new era: the Modern Age. This new Age brought Humanism and in turn this current had anthropocentrism as its object of study, anthropocentrism was identified as one of the actions that marked the Renaissance and the very development of the Modern Age by placing man at the center of things, the posture anthropocentric expression manifested itself in works of art in philosophical treatises. This means to say that human feelings, forms and institutions were thought and observed with great attention. The study is structured in three chapters, in the first (I), a generalized approach was made to the literature that supports the subject under study, such as the genesis of the Middle Ages, characteristics of the Middle Ages marked by theocentrism and the end of the theocentric vision. The second (II) chapter addressed aspects related to the emergence of the Modern Age, its characteristics centered on theocentric denial and anthropocentric affirmation through humanism, without forgetting the religious reform that contributed to placing man at the center of the universe. In the third (III) chapter, the methodological description of the study was made, from a descriptive approach, classification of the research, type of research in terms of objectives and procedures.
Keywords: Idade Média
Teocentrismo
Antropocentrismo
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 22-Mar-2022
Appears in Collections:Ensino da História / History Teaching

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