Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/101
Title: Experiências Demonstrativas sobrea a dilatção dos Corpos Líquidos na 7ª classe Do Colégio nº 811 “1º De Maio”
Creator: Dongani, Alfredo Quibinda Kivado
Martins, Raimundo Adão Guerreiro
First Advisor: Mayer, Jorge Maria Gonçalves
Abstract: As experiências demonstrativas sempre estiveram presentes na vida do ser humano, durante o seu contacto com os fenómenos naturais que ele se apresenta, onde há um problema ou uma questão a ser analisada e respondida. No desenrolar do Processo de Ensino-Aprendizagem da Física, particularmente no estudo da dilatação de corpos líquidos, verificou-se que os alunos da 7ª Classe do Colégio 811 “1º de Maio” do Lubango evidenciaram certas insuficiências a respeito do tema sobre dilatação de corpos líquidos. Assim a investigação tem como problema científico de investigação: Como melhorar o Processo de Ensino-Aprendizagem do subtema: Dilatação dos corpos líquidos nos alunos da 7ª classe do Colégio Nº 811 “1º de Maio” do Lubango? Objectivo de investigação: Elaborar uma proposta metodológica de experiências demonstrativas com materiais de baixo custo para melhorar o Processo de Ensino-Aprendizagem do subtema: dilatação dos corpos líquidos nos alunos da 7ªclasse do Colégio Nº 811-“1º de Maio” do Lubango. Tendo como tarefas de investigação: Diagnosticar o estado actual do Processo de Ensino Aprendizagem da Física na 7ª Classe do Colégio Nº 811 “1º de Maio” do Lubango; fundamentar teórica e psicopedagogicamente o PEA da Física e elaborar uma proposta metodológica, de experiências demonstrativas, com materiais de baixo custo para melhorar o Processo de Ensino-Aprendizagem do subtema: dilatação dos corpos líquidos nos alunos da 7ª Classe do Colégio Nº 811 “1º de Maio” do Lubango. Os resultados dos inquéritos indicam a necessidade de se elaborar uma proposta metodológica de experiências demonstrativas para melhorar o PEA sobre a dilatação dos corpos líquidos. Para a realização de experiências demonstrativas sobre a dilatação de corpos líquidos desenvolveu-se na proposta quatro fases metodológicas que podem ser aplicadas no PEA deste conteúdo neste nível de ensino, desenvolvendo nos alunos a prática na realização de experiências demonstrativas e as suas ompetências cognitivas.
Abstract: Demonstrative experiences have always been present in the life of human beings, during their contact with the natural phenomena that they present themselves with, where there is a problem or a question to be analyzed and answered. In the course of the Teaching-Learning Process of Physics, particularly in the study of the expansion of liquid bodies, it was verified that the students of the 7th Class of Colégio 811 “1º de Maio” in Lubango showed certain insufficiencies regarding the theme of the expansion of bodies liquids. So the research has as a scientific research problem: How to improve the Teaching-Learning Process of the sub-theme: Dilation of liquid bodies in 7th grade students of Colégio Nº 811 “1º de Maio” in Lubango? Research objective: Elaborate a methodological proposal of experiences demonstrations with low-cost materials to improve the Teaching-Learning Process of the sub-theme: dilation of liquid bodies in 7th grade students of Colégio Nº 811-“1º de Maio” in Lubango. With the following research tasks: To diagnose the current state of the Teaching-Learning Process of Physics in the 7th Grade of Colégio Nº 811 “1º de Maio” in Lubango; to theoretically and psychopedagogically base the PEA of Physics and to elaborate a methodological proposal, of demonstrative experiences, with low cost materials to improve the Teaching-Learning Process of the sub-topic: dilation of liquid bodies in the 7th Grade students of Colégio Nº 811 “1º de May” from Lubango. The survey results indicate the need to elaborate a methodological proposal of demonstrative experiments to improve the PEA on the dilation of liquid bodies. In order to carry out demonstrative experiments on the dilation of liquid bodies, four methodological phases were developed in the proposal that can be applied in the PEA of this content at this level of education, developing in students the practice of carrying out demonstrative experiments and their cognitive skills.
Keywords: educação
experiências demostrativas
dilatação
líquido
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 14-Feb-2023
Appears in Collections:Ensino da Física / Physics Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Física-Alfredo Dongani e Raimundo Martins (1).pdfAlfredo Dongani & Raimundo Martins1.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.