Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/114
Title: A Ansiedade em Alunos do Ensino Médio (Um estudo junto dos alunos do Liceu 26 de Abril nº 1677 no Município do Lubango, ano lectivo 2021)
Creator: Gaudêncio, Altina Juraima
Cambinda, Daniel Mande
First Advisor: Chaves, Jorge Manuel de Sousa
Abstract: O presente trabalho tem como tema, “A ansiedade em alunos do ensino médio (Um estudo junto dos alunos do Liceu 26 de Abril nº 1677 no Município do Lubango). Tem como problema de investigação: Quais são os índices de prevalência da ansiedade nos alunos do ensino médio do Liceu 26 de Abril nº1677? O objecto incide no estudo da ansiedade dos alunos do ensino médio. Tem como objectivo geral diagnosticar os níveis de prevalência da ansiedade dos alunos do ensino médio. Tem os seguintes objectivos específicos: 1- Caracterizar as teorias sobre o estudo da ansiedade. 2- Identificar as causas da ansiedade dos alunos. 3- Fazer o levantamento de dados através o inventário da ansiedade. 4- Promover medidas para minimizar os índices elevados de ansiedade nos alunos. As tarefas foram consultar bibliografias, fundamentar teoricamente, diagnosticar os índices de prevalência da ansiedade dos alunos. O estudo tem como campo de acção a Psicopatologia em contexto escolar. Usou-se como instrumento de levantamento de dados o inventário de ansiedade traço-estado. Os métodos utilizados foram: método de nível teórico e método de nível empírico. A população para o presente trabalho é constituída pelos alunos da 11ª classe do liceu 26 de Abril nº 1677, do Município do Lubango, a amostra é probabilística aleatória simples constituída por 40 alunos. O design é descritivo e a abordagem é quali-quantitativa. As conclusões mostram que há níveis de ansiedade leve, moderado e grave dentro do contexto escolar. A ansiedade enquanto estado normal, ajuda os alunos na aquisição de um rendimento positivo.
Abstract: The present work has as its theme, "Anxiety in high school students (A study with the students of Liceu 26 de Abril nº 1677 in the Municipality of Lubango). Its research problem is: What are the prevalence rates of anxiety in high school students of Liceu 26 de Abril nº1677? The object focuses on the study of anxiety in high school students. It has the general objective of diagnosing the prevalence levels of anxiety in high school students. It has the following specific objectives: 1- Characterize the theories on the study of anxiety. 2- Identify the causes of anxiety of students. 3- Conduct the data survey through the anxiety inventory. 4- Promote measures to minimize high rates of anxiety in students. The tasks were to consult bibliographies, to substantiate theoretically, to diagnose the prevalence rates of students' anxiety. The study has as its field of action the Psychopathology in school context. The trait-state anxiety inventory was used as a data collection instrument. The methods used were: theoretical level method and empirical level method. The population for the present work consists of the students of the 11th grade of the high school 26 de Abril nº 1677, of the Municipality of Lubango, the sample is simple random probabilistic consisting of 40 students. The design is descriptive and the approach is quali-quantitative. The findings show that there are levels of mild, moderate and severe anxiety within the school context. Anxiety as a normal state, helps students in acquiring a positive performance.
Keywords: Ansiedade
Alunos
ensino médio
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 10-May-2022
Appears in Collections:Psicologia / Psicology

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Altina Juraima Gaudêncio_e_Daniel Mande Cambinda-Trabalho de Licenciatura em Psicologia.pdfTrabalho de Licenciatura732.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.