Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/116
Title: Tema: Proposta metodológica de experimentos de Hidrostática, “utilizando materiais de baixo custo para melhorar o Processo de Ensino E Aprendizagem da Física” na 12ª Classe do curso de Ciências Físicas e Biológicas
Creator: Pedro, Avelina da Conceição Tchingango
Dumbo, Jorge Faria
First Advisor: de Almeida, Sandjinga Sitonga
Abstract: A aula de Física fundamentada num convencionalismo matemático, ou ainda, sem catalogar a matéria com o dia-a-dia, tem acontecido com que a maior parte dos alunos não determine conexão com a disciplina, recaminhando a uma aprendizagem mecânica das concepções apresentadas. O trabalho narra um acto docente, empregando materiais de baixo valor para experimento no ensino de Hidrostática. Realça-se que a integração de ensaios no planeamento de uma aula de Física é de índole obrigatória. Devido a isto que esta sugestão surgiu, com o propósito de expor uma sequência de experimentos acessíveis e de matérias de baixo valor para serem realizdos na sala de aula e reconsiderar a aprendizagem da Hidrostática a partir dos alunos prazerosamente. Pois as práticas laboratoriais ou trabalho experimental permite um maior profundamento e sistematização dos conhecimentos teóricos, assim como o desenvolvimento de capacidades e habilidades.Com base nas razões citadas anteriormente, levantou-se o seguinte problema científico: Como melhorar o Processo de Ensino – Aprendizagem da Hidrostática através do uso de experimentos Simples na 12ª classe do curso de ciências Físico Biológicas no Complexo Escolar Privado Kusseteka – Lubango”. Para resolver o problema os autores propuseram o seguinte objectivo científico: “Elaborar uma proposta metodológica baseada em experimentos simples para melhorar o Processo de Ensino – Aprendizagem da Hidrostática na 12ª classe do curso de ciências Físico Biológicas no Complexo Escolar Privado Kusseteka – Lubango. Observou-se ao longo das actividades que, a apresentação dos experimentos desenvolvidos neste trabalho pelos autores despertou o interesse dos alunos. Assim como a realização de uma actividade experimental como desfecho do conteúdo ajudou a sanar dúvidas dos alunos com relação ao conteúdo já apresentado, bem como aguçou a criatividade e introduziu a relação entre o conceito físico trabalhado em sala e o cotidiano do aluno.
Abstract: The Physics class based on a mathematical conventionalism, or even, without cataloging the subject with the day-to-day, it has happened that most of the students do not determine connection with the discipline, leading to a mechanical learning of the concepts presented. The work narrates an act teacher, using low-value materials for experiments in the teaching of hydrostatics. It should be noted that the integration of essays in the planning of a Physics class is mandatory. It is for this reason that this suggestion arose, with the purpose of exposing a sequence of accessible experiments and materials of low value to be realized in the classroom and to reconsider the learning of Hydrostatics from the students with pleasure. Because laboratory practices or experimental work allow a greater depth and systematization of theoretical knowledge, as well as the development of capacities and skills. Hydrostatics through the use of Simple experiments in the 12th grade of the Physical Biological Sciences course at the Private School Complex Kusseteka – Lubango”.To solve the problem, the authors proposed the following scientific objective: “Elaborate a methodological proposal based on simple experiments to improve the Teaching Process – Learning Hydrostatics in the 12th grade of the Physics Biological Sciences course at the Kusseteka Private School Complex –Lubango. It was observed throughout the activities that the presentation of the experiments developed in this work by the authors aroused the interest of the students. As well as carrying out an experimental activity as an outcome of the content, it helped to resolve students' doubts regarding the content already presented, as well as sharpened creativity and introduced the relationship between the physical concept worked on in the classroom and the student's daily life.
Keywords: Ensino
Hidrostática
Experimentação
Física
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 24-Feb-2021
Appears in Collections:Ensino da Física / Physics Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Física-Avelina e Jorge.pdfAvelina Jorge897.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.