Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/122
Title: O Processo de Ensino e Aprendizagem da interação entre Corpos Electrizados Num Campo Elétrico Mediante a Realização de Actividades experimentais na 9ª Classe
Creator: Prata, Claudino de Brindes Gonçalo
First Advisor: Kessongo, Joaquim Pedro
Abstract: Os conteúdos de Física devem estar relacionadas com a realidade do aluno; o que se aprende na sala de aula deve ter uma relação directa com o seu quotidiano de forma a compreender os mais variados problemas que ocorrem na sociedade. Sendo a Física uma ciência experimental, os princípios unificadores desta ciência são desenvolvidos tendo como base o trabalho experimental pelo que, sem a realização de actividades xperimentais torna-se dificil aprendê-la e compreendê-la. A preocupação com a falta de interesse dos alunos em aprender as ciências exactas, é verificada com frequência nas aulas de Física, o que se tem repercutido negativamente no fraco aproveitamento nesta disciplina. Para a realização de actividades experimentais, não são necessários aparelhos e equipamentos caros e sofisticados, as actividades experimentais podem ser realizadas com materiais alternativos. Todo o professor, e o de Física em particular, tem a necessidade de aproveitar no máximo todos os recursos possíveis para que o processo de ensino- aprendizagem tenha êxitos. Assim sendo, este trabalho tem como objectivo a melhoria do processo de ensino aprendizagem das interações entre corpos electrizados num campo eléctrico mediante a realização de actividades experiementais na 9ª classe. O presente trabalho contou com uma população de 200 alunos e 4 professores de Física, do no Colégio nº 414-Quipungo. A amostra selecionada aleatoriamente foi constituída por 100 alunos equivalente a 50% e 4 professores de Física que corresponde a 100%.
Abstract: Physics content must be related to the student's reality; what is learned in the classroom must have a direct relationship with their daily life in order to understand the most varied problems that occur in society. As Physics is an experimental science, the unifying principles of this science are developed based on experimental work so that, without carrying out experimental activities, it becomes difficult to learn and understand it. The concern with the students' lack of interest in learning the exact sciences is frequently seen in Physics classes, which has had a negative impact on poor performance in this subject. In order to carry out experimental activities, expensive and sophisticated devices and equipment are not needed, experimental activities can be made with alternative materials. Every teacher, and the Physics teacher in particular, needs to make the most of all possible resources so that the teaching-learning process is successful. Therefore, this work aims to improve the teaching-learning process of interactions between electrified bodies in an electric field by carrying out experimental activities in 9th grade. The present work had a population of 200 students and 4 Physics teachers, from Colégio nº 414-Quipungo. The randomly selected sample consisted of 100 students equivalent to 50% and 4 Physics teachers corresponding to 100%.
Keywords: Interações entre corpos
campo eléctrico
Actividades experiementais
Ensino Secundário
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 24-Feb-2022
Appears in Collections:Ensino da Física / Physics Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Física-Claudino Prata.pdfClaudino Prata783.8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.