Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/124
Title: A motivação no ensino/aprendizagem da Geografia: Desafios do presente. Um estudo feito junto dos docentes e alunos da Escola do II Ciclo do Ensino Secundário “ Salas Sassinda” e do Liceu nº 134 - Nambambi.
Creator: Dias, André Kamupa Katomba
Celestino, Benvinda Njanja da Conceição
First Advisor: Pereira, Vladi Sénio Ribeiro
Abstract: A presente investigação intitulada “A motivação no ensino/aprendizagem da geografia: Desafios do presente. Um estudo feito junto dos docentes e alunos da Escola do II Ciclo do Ensino Secundário das Salas Sassinda e do Liceu nº 134- Nambambi” tem por objectivo geral conhecer as formas de motivação nas aulas de Geografia nas ”salas Sassinda” e no Liceu nº 134-Nambambi, frente aos desafios do presente, tendo como objectivo específico Diagnosticar as formas de motivação do ensino/aprendizagem da Geografia da 10ª classe, tema 1- A terra: ambiente global nas escolas mencionadas frente aos desafios do presente. A pesquisa teve um carácter descritivo exploratório, tendo acontecido a aplicação de inquéritos por questionarios aos docentes e alunos da 10ª classe, num total de 122 individuos das instituições escolares pesquisadas, no sentido de buscar por esse caminho, as informações inerentes à temática em questão. Baseados em uma pesquisa bibliográfica, exibida na fundamentação teórica, destacaram-se as ideias de vários autores versados na área, visando a compreensão das questões fundamentais sobre o tema levantado; Ao longo da pesquisa, diversos temas e subtemas foram abordados e mediante a análise dos mesmos, várias formas de motivação foram identificados, e geralmente, estando ligados às maneiras de actuação dos docentes em sala de aulas e fora delas, e aos domínios cognitivos, afectivos e psicomotor. Os resultados da investigação mostraram que, da parte dos alunos, a indisciplina, a desmotivação, a falta de perspectivas e metas e, a falta de orientação familiar são alguns desafios e, diante disso os professores motivam o tema 1- A Terra: Ambiente global, utilizando a bíblia sagrada, balões pairando no ar, imagens de satéllite, vídeos, textos, manual do aluno, em predominância, observação indirecta, banheiras com água, teorias, discussão de grupo, linguagens matemáticas e biológicas e, tudo isso aliado à explicações dos mesmos. Também revelaram que, como consequência da utilização da tecnologia celular de forma menos assertiva, as ferramentas de geoprocessamentos, chamadas de geotecnologias e blogues são, segundo os docentes, ineficazes no serviço educativo.
Abstract: To present entitled investigation the motivation in the teaching and learning of the geography: Challenges of the present. A study made the teachers and students of the School of the II Cycle of rooms Sassinda's Secondary education near and of the School no. 134 - Nambambi" has for general objective to know the motivation forms in the classes of Geography in the "rooms Sassinda" and in the School no. 134-Nambambi, front to the challenges of the present, tends as specific objective to Diagnose the forms of motivation of the teaching and learningof the Geography of the 10th class, theme 1 - the earth: adapt global in the schools mentioned front to the challenges of the present. The research had an exploratory descriptive carácter, having happened the application of inquiries for questionnaires to the teachers and students of the 10th class, in a total of 122 individuals of the researched school institutions, in the sense of looking for for that road, the inherent information to the theme in subject. Based on a bibliographical research, exhibited in the theoretical recital, they stood out the several versed authors' ideas in the area, seeking the understanding of the fundamental subjects on the lifted up theme; Along the research, several themes and subtemas they were approached and by the analysis in the same, several motivation ways they were identified, and usually, being linked to the ways of the teachers' performance in the class room and out of them, and to the cognitive domains, affectionate and psychomotor. The results of the investigation showed that, of the students' part, the indiscipline, the motivation lack, the lack of perspectives and goals and, the lack of family orientation is some challenges and, before of that the teachers motivate the theme 1 - the Earth: Adapt global, using the sacred Bible, balloons hovering in the air, satellite images, videos, texts, the student's manual, in predominance, observation indirect, bathtubs with water, theories, group discussion, mathematical and biological languages and, all this ally to explanations of the same ones. They also revealed that, as a consequence of the use of the cellular technology in an assertive less way, the geoprocessing tools, geotechnologies calls and blogues are, according to the teachers, ineffective in the educational service.
Keywords: Motivação
Ensino
Aprendizagem
Estratégias
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 20-Apr-2022
Appears in Collections:Ensino da Geografia / Geography Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
André K. K. Dias_e_Benvinda N. C. Celestino-Trabalho de Licenciatura.pdfTrabalho de Licenciatura555.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.