Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/128
Title: Proposta Metodológica Para a Inclusão de alguns conteúdos Mais Elementares de Física Atómica e nuclear , No Tema A, Do Programa de Física da 12ª classe.
Creator: Hungulo, Ernesto Mussinda
First Advisor: Luiele, Arnaldo Aleixo Sabino
Abstract: Desde o remoto, a ciência e a técnica, constituem os elementos fundamentais para o desenvolvimento da Humanidade. A Física é a ciência responsável pelo estudo da natureza em seus aspectos mais gerais e tem como objecto de estudo o Universo, portanto, é essencial que as gerações presentes e futuras a compreendam. No programa de Física da 12ª classe, os conteúdos relacionados com a Física Atómica e Nuclear são inexistentes, mas os alunos precisam destes conhecimentos para entender as suas aplicabilidades na vida social. Considerando a importância destes conteúdos para estes alunos, o autor do presente trabalho levou a cabo uma investigação no Liceu nº 1677. O diagnóstico feito no mesmo colégio do qual permitiu levantar o seguinte problema científico de investigação: como incluir de alguns conteúdos mais elementares de Física Atómica e Nuclear no tema A “Forças e movimentos” no programa de Física da 12ª Classe do Colégio nº 1677 – Lubango? A investigação tem como objectivo elaborar uma proposta metodológica para a inclusão de alguns conteúdos mais elementares de Física Atómica e Nuclear no tema A “, Forças e Movimentos” do programa de Física da 12ª classe do mesmo colégio, com o intuito de enriquecer o referido documento e, consequentemente, melhorar o Processo de Ensino e Aprendizagem da Física neste nível. O trabalho compõe - se de dois capítulos: o primeiro faz uma abordagem teórica e psicopedagógica do Processo de Ensino e Aprendizagem da Física Atómica e Nuclear; o segundo descreve a proposta metodológica para a inclusão de alguns conteúdos de Física Atómica e Nuclear no mesmo tema do programa da referida classe. Esta proposta é composta por dois capítulos: o primeiro faz uma abordagem dos Fundamentos teóricos e psicopedagógicos de alguns conteúdos mais elementares de Física Atómica e Nuclear no tema A “, Forças e Movimentos” do programa de Física da 12ª classe e o segundo descreve a proposta metodológica para a inclusão de alguns conteúdos mais elementares de Física Atómica e Nuclear no tema A “, Forças e Movimentos” do programa de Física da 12ª classe do Colégio nº 1677 – Lubango
Abstract: Since ancient times, science and technology have been the fundamental elements for the development of Humanity. Physics is the science responsible for the study of nature in its most general aspects and has the Universe as its object of study, therefore, it is essential that present and future generations understand it. In the 12th grade Physics program, content related to Atomic and Nuclear Physics does not exist, but students need this knowledge to understand its applicability in social life. Considering the importance of these contents for these students, the author of the present work carried out an investigation in Liceu nº 1677. Atomic and Nuclear in the subject A “Forces and movements” in the Physics program of the 12th Grade of Colégio nº 1677 – Lubango? The research aims to elaborate a methodological proposal for the inclusion of some more elementary contents of Atomic and Nuclear Physics in the theme “, Forces and Movements” of the Physics program of the 12th grade of the same college, with the intention of enriching the referred document. and, consequently, improve the Physics Teaching and Learning Process at this level. The work consists of two chapters: the first makes a theoretical and psychopedagogical approach to the Teaching and Learning Process of Atomic and Nuclear Physics; the second describes the methodological proposal for the inclusion of some contents of Atomic and Nuclear Physics in the same subject of the syllabus of the referred class. This proposal is made up of two chapters: the first deals with the theoretical and psychopedagogical foundations of some more elementary contents of Atomic and Nuclear Physics in the theme “Forces and Movements” of the 12th grade Physics program and the second describes the proposal methodology for the inclusion of some more elementary contents of Atomic and Nuclear Physics in the theme “, Forces and Movements” of the Physics program of the 12th grade of Colégio nº 1677 – Lubango
Keywords: Proposta metodológica
inclusão
Física atómica nuclear
programa de Física da 12a classe
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 18-Feb-2022
Appears in Collections:Ensino da Física / Physics Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Física-Ernesto Hungulo (2).pdfErnesto Hungulo751.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.