Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/134
Title: Proposta Metodológica para interpretação e análise De Gráficos Relacionados com O Movimento Mecânico na 11ª Classe
Creator: Paquete, Felisberto André Simão
First Advisor: Kessongo, Joaquim Pedro
Abstract: Desde antiguidade, o Homem teve a curiosidade de descobrir tudo em sua volta. E desta, surge a palavra Física, que é definida como a ciência que estuda os fenómenos que ocorrem na natureza, as propriedades da matéria e as interacções entre as partículas. Relativamente a isso, o ensino e a aprendizagem da Física tem como ponto de partida a compreensão dos conceitos fundamentais associados a um determinado fenómeno. Muitos fenómenos físicos são melhores compreendidos por meio da sua representação gráfica. Assim, a elaboração de uma proposta metodológica para a interpretação e análise de gráficos relacionados com o movimento mecânico e suas características na 11ª Classe constitui o objectivo geral do presente trabalho de investigação. Para o cumprimento das tarefas desenvolvidas ao longo da elaboração deste trabalho, foram empregues os métodos teóricos (análise e síntese, indução e dedução), os métodos empíricos (entrevista, análise documental e o inquérito) e, finalmente, para o processamento de dados recorreu – se ao método estatístico. A população é constituída por 70 alunos e 4 professores de Física da 11ª classe da “Escola do Magistério Secundário do Lubango. Desta população, foram selecionados, de forma aleatória, 51 alunos equivalentes a 70,83% da população e 3 professores equivalentes a 75% da população da referida escola.
Abstract: Since antiquity, Man has been curious to discover everything around him. And from this, the word Physics appears, which is defined as the science that studies the phenomena that occur in nature, the properties of matter and the interactions between particles. In this regard, the teaching and learning of Physics has as its starting point the understanding of the fundamental concepts associated with a given phenomenon. Many physical phenomena are best understood through their graphical representation. Thus, the elaboration of a methodological proposal for the interpretation and analysis of graphs related to mechanical movement and its characteristics in Grade 11 constitutes the general objective of this research work. In order to carry out the tasks developed throughout the preparation of this work, theoretical methods were used (analysis and synthesis, induction and deduction), empirical methods (interview, document analysis and survey) and, finally, for data processing, the statistical method was used. The population consists of 70 students and 4 Physics teachers from the 11th grade of the “Escola do Magistério Secundário do Lubango. From this population, 51 students equivalent to 70.83% of the population and 3 teachers equivalent to 75% of the population of the referred school were randomly selected.
Keywords: Análise
Interpretação
Gráficos
Movimento Mecânico
Ensino Secundário.
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 24-Jun-2022
Appears in Collections:Ensino da Física / Physics Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Física-Felisberto Paquete.pdfFelisberto Paquete856.59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.