Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/168
Title: Estratégia Metodológica do Processo de Ensino e Aprendizagem da Reflexão, Difracção e Interferência da Luz, Na 11ª Csse do curso de Ciências Físicas e Biológicas, na Escola do II Ciclo do Ensino Secundária, Nzinga Mbandi do Hoque
Creator: Mupinga, Ndambuca Augusto Hengombe
First Advisor: de Almeida, Sandjinga Sitonga
Abstract: Os cientistas, desde os tempos remotos preocuparam-se em dar uma explicação acerca dos fenómenos que ocorrem na Natureza. A Física sendo uma das ciências da Natureza e com aplicabilidades diárias e, os seus conteúdos são explorados em função da necessidade de diferentes áreas da sua actuação. O presente trabalho de Licenciatura no ensino da Física, centra-se na elaboração de uma Estratégia metodológica de aprendizagem da Cinemática na 11ª classe, do Magistério nº 22B “5 de Outubro” Bibala-Namibe. Nesta investigação, surge como proposta uma metodologia baseada na “instrução pelos colegas”, que trabalha tanto no conhecimento empírico do aluno, como também a interacção entre pares ou grupos de alunos. No tratamento do trabalho apresentam-se os fundamentos teórico e psicopedagógicos do processo de ensino-aprendizagem da Cinemática, na 11ª classe do Magistério, nº 22B “5 de Outubro” Bibala. Diagnosticou-se mediante os inquéritos aplicados aos professores e alunos, do estado actual do processo de ensino-aprendizagem da Cinemática na classe referida, por fim apresenta-se a estratégia metodológica de aprendizagem da Cinemática, na 11ª classe do Magistério. O trabalho é constituído de uma introdução, o capítulo 1 e 2 e as conclusões gerais
Abstract: Scientists, since ancient times, have been concerned with explaining the phenomena that occur in Nature. Physics being one of the sciences of Nature and with daily applicability, its contents are explored according to the needs of different areas of its activity. The present work of a Degree in Physics teaching, focuses on the elaboration of a methodological strategy for learning Kinematics in the 11th grade, of Magisterium nº 22B “5 de Outubro” Bibala-Namibe. In this investigation, a methodology based on “instruction by colleagues” emerges as a proposal, which works both in the empirical knowledge of the student, as well as the interaction between pairs or groups of students. In the treatment of the work, the theoretical and psychopedagogical foundations of the teaching-learning process of Cinematics are presented, in the 11th grade of the Magisterium, nº 22B “5 de Outubro” Bibala. was diagnosed through surveys applied to teachers and students, the current state of the teaching-learning process of Kinematics in the mentioned class, finally, the methodological strategy of learning Kinematics, in the 11th grade of the Magisterium, is presented. The work consists of an introduction, chapters 1 and 2 and general conclusions.
Keywords: Física
Cinemática
investigação
estratégia metodológica
processo de ensino-aprendizagem da Cinemática
instrução pelos colegas.
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 21-Feb-2021
Appears in Collections:Ensino da Física / Physics Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Física-Ndambuca Augusto H. Mupinga (1).pdfNdambuca August Mupinga1.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.