Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/169
Title: As Tecnologias digitais Móveis como ferramentas no ensino presencial e online: Um estudo de levantamento no curso de Informática Educativa do Isced-Huíla
Creator: Catengue, Denilson Pedro Baptista
Saprinho, Belmiro Augusto Mussolovela
First Advisor: Teixeira, Manuel
Abstract: No nosso quotidiano académico e social observa-se com facilidade um aumento exponencial do uso das tecnologias digitais para a vida pessoal, profissional, formação, e com comunicação. As tecnologias digitais são utilizadas de uma forma dinâmica e complementar, assumindo um papel central no apoio e resolução de tarefas particulares, nas empresas, escolas, universidades, entre outras instituições. Com o advento da pandemia de COVID-19 ficou claro o quanto as TIC e a aprendizagem remota a distância podem valer-se fase a estes fenómenos naturais imprevisíveis. Este trabalho de licenciatura investigou a questão: Qual o impacto das tecnologias digitais móveis como ferramentas no ensino presencial e online no curso de Informática do ISCED-Huíla. E o objectivo de investigação consistia em: analisar o impacto das tecnologias digitais móveis como ferramentas no ensino presencial e online no curso de informática educativa o enquadramento teórico a presnete pesquisa procurou contribuir na fundamentação sobre as tecnologias digitais e telemóveis no processo de ensino e aprendizagem, o impacto do uso das tecnologias digitais, o m-learning e os modelos de integração das tecnologias móveis na educação. Metodologicamente, o presente estudo enquadra-se na pesquisa de natureza quantitativa e de cunho descritivo, mediante o tipo de investigação survey, Os dados foram levantados junto dos professores e alunos da Secção de Informática Educativa do ISCED-Huíla. Elaborou-se dois tipos de inquérito, um para os professores que leccionam no curso de Informática Educativa, aplicado através do aplicativo Google form e o outro para os alunos de diferentes anos de escolaridade do referido curso. Quanto aos resultados do estudo, em síntese, determinou-se que, existe um impacto significativo das Tecnologias Digitais Móveis como ferramentas no ensino presencial e online no curso de Informática do ISCED-Huíla. Mas que ainda carece de melhorias em termos de posse dos telemóveis e computador portátil e Internet de banda larga para os alunos. E também de definição ou articulação dos modelos de integração das tecnologias digitais moveis por parte dos professores.
Abstract: In our academic and social daily lives we can easily observe an exponential increase in the use of digital technologies for personal and professional life, training, and with communication. Digital technologies are used in a dynamic and complementary way, taking a central role in supporting and solving particular tasks, in companies, schools, universities, among other institutions. With the advent of the COVID-19 pandemic it became clear how much ICT and remote distance learning can avail phase to these unpredictable natural phenomena. This undergraduate work investigated the question: What is the impact of mobile digital technologies as tools in face-to-face and online teaching in the Computer Science course at ISCED-Huíla. And the research objective was: to analyze the impact of mobile digital technologies as tools in face-to-face and online teaching in the course of educational informatics the theoretical framework the present research sought to contribute in the rationale about digital technologies and cell phones in the teaching and learning process, the impact of the use of digital technologies, m-learning and the models of integration of mobile technologies in education. The data were collected from teachers and students of the Educational Informatics Section of ISCED-Huíla. The data were collected from teachers and students of the Educational Informatics Section of ISCED-Huíla. Two types of surveys were prepared, one for the teachers who teach the Educational Informatics course, applied through the Google form application, and the other for the students of different school years of the course. As for the results of the study, in summary, it was determined that there is a significant impact of Mobile Digital Technologies as tools in face-to-face and online teaching in the Informatics course of ISCED-Huíla. But that still needs improvement in terms of possession of cell phones and laptops and broadband Internet for students. And also the definition or articulation of the models of integration of mobile digital technologies by the teachers
Keywords: Tecnologias Digitais Móveis
m-learning
Impacto das TDM
modelos de integração das tecnologias digitais moveis
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 10-Mar-2022
Appears in Collections:Informática Educativa / Educational Informatics

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INFORMÁTICA_Belmiro_Saprinho&Denilson_Catengue.pdf1.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.