Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/173
Title: Processo de Ensino - Aprendizagem dos conceitos Temperatura e Calor na 8ª Classe.
Creator: Mavila, Edú Ricardo Sebastião
First Advisor: Mayer, Jorge Maria Gonçalves
Abstract: É importante que o aluno do I Ciclo do Ensino Secundário seja dotado de conhecimentos científicos suficientes relacionado com Temperatura e Calor, que lhe permite perceber melhor os variados fenómenos relacionados com a Temperatura e Calor, face ao desenvolvimento das suas tarefas no quotidiano. Os fenómenos que tem haver com Temperatura e Calor no dia-dia, são explicados apenas tendo em conta o senso comum, esta explicação é muito vaga e insuficiente para compreender estes mesmos fenómenos quando comparados com uma explicação científica, sendo assim é tarefa do professor do I Ciclo do Ensino Secundário orientar o aluno na busca destes conhecimentos científicos que visam desenvolver as suas capacidades intelectuais. O trabalho tem como problema cientifico de invectivação: Com melhorar o Processo de Ensino - Aprendizagem dos conceitos Temperatura e Calor na 8ª Classe do I Ciclo do Ensino Secundário? E como objctivo de investigação: Elaborar um procedimento didáctico para melhorar o Processo de Ensino - Aprendizagem da Temperatura e Calor na 8ª Classe do I Ciclo do Ensino Secundário. Os resultados dos inquéritos indicam que há necessidade de se elaborar um procedimento didáctico para melhorar o Processo de Ensino – Aprendizagem dos conceitos de Temperatura e Calor na 8ª Classe do I Ciclo do Ensino Secundário.
Abstract: It is important that the student of the 1st Cycle of Secondary Education is equipped with sufficient scientific knowledge related to Temperature and Heat, which allows him to better understand the various phenomena related to Temperature and Heat, in view of the development of his tasks in everyday life. You phenomena that have to do with Temperature and Heat in everyday life, are explained only taking into account common sense, this explanation is very vague and insufficient to understand these same phenomena when compared with a scientific explanation, therefore it is the task of the teacher of the I Teaching Cycle Secondary guide the student in the pursuit of this scientific knowledge aimed at developing their intellectual abilities. The work has as a scientific problem of invectivation: How to improve the Teaching Process - Learning the concepts of Temperature and Heat in the 8th Grade of the I Cycle of Secondary Education? And as an investigation objective: Elaborate a didactic procedure to improve the Teaching Process - Learning of Temperature and Heat in the 8th Grade of the I Cycle of Secondary Education. The survey results indicate that there is a need to develop a didactic procedure to improve the Process Teaching – Learning the concepts of Temperature and Heat in the 8th Grade of the 1st Cycle of Secondary Education.
Keywords: Processo de Ensino - Aprendizagem da Física
conceitos de Temperatura e de Calor
Procedimento didáctico.
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 24-Oct-2022
Appears in Collections:Ensino da Física / Physics Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FísicaTFC EdúMavila 2022.pdfEdú Mavila1.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.