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Title: Les Exercices D’homonymie En Classe De Fle: Des Pièges Tendus Dans Leurs Usages
Creator: Ngandavita, Anacleto Martins Job
Tchipundukwa, Adelino Tchiya
First Advisor: Sambo, Monsieur Zinga Carlos
Abstract: Nós temos como tema de pesquisa, les exercices d’homonymies : des pièges tendus dans leurs usages não é insignificante para nós. Pensamos nesta escolha a partir de uma aquisição eficaz das competências adquiridas em semântica lexical nas grafias habituais de palavras homónimas: homófonos e homógrafos que nos colocam em armadilhas impressionantes nas suas utilizações, durante exercícios fraseológicos de expressão e / ou produção escrita. Tratava-se de escolher bons homófonos e bons homógrafos cujos usos são muito distintos na escrita e até na oralidade. Repetidamente, tropeçamos nesse tipo de exercício. Assim, imaginamos os constrangimentos que esses homônimos: homófonos / homógrafos podem criar não apenas para alunos, mas também para alguns professores não treinados. É importante aprender as diferentes grafias de um homófono / homógrafo e saber o significado de cada uma dessas palavras. Também é muito importante saber a que classe de palavras ele pertence e quais funções sintáticas podem cumprir as palavras dessa classe. Na verdade, é isso que afirmamos em nossa pesquisa, que enfocará as habilidades de professores das escolas do Iº ciclo em dominar a grafia homonímica, sua habilidade em semântica lexical. Os professores pesquisados são todos docentes de FLE das escolas listadas abaixo: nº 67 Mandume, Complexo Escolar 11 de Novembro, Complexo Escolar nº 116 Imaculada Conceicão. Os professores destas escolas foram escolhidos, por um lado, pelas boas amizades e boas relações que mantemos com eles e, por outro, pela disponibilidade que nos deram para trabalhar com eles.
Abstract: L’intitulé de notre sujet de recherche, les exercices d’homonymies : des pièges tendus dans leurs usages, ne nous est pas insignifiant. Nous avons pensé à ce choix à cause, d’une efficace acquisition des compétences acquises en sémantique lexicale sur les orthographes usuelles des mots homonymes : homophones et homographes qui nous tendaient des pièges impressionnants dans leurs usages, durant les exercices phraséologiques d’expression et/ou de production écrite. Il s’agissait de faire de choix de bons homophones et de bons homographes dont leurs usages sont très distinctifs à l’écrit voire à l’oral. Les homophones/homographes peuvent créer non seulement les difficultés que ces homonymes (homophones et homographes) créent à tout apprenant mais aussi à quelques enseignants de FLE non avertis. Il est important de connaitre ces différentes orthographes homophone/homographe et aussi d’apprendre le sens que chaque mot peut apporter derrière. Il s’avèrerait si nécessaire découvrir à quelles catégories de mots ils appartiennent et quelles fonctions syntaxiques peuvent jouer chaque mot dans sa classe grammaticale. Effectivement, ce que nous prétendons, dans notre recherche, c’est de vérifier les compétences des enseignants dans l’emploi de mots homonymes ainsi que l’usage de la sémantique lexicale dans différents contextes. Notre corpus Notre corpus est centré sur les enseignants de FLE affectés dans les institutions scolaires ci-après ; collège nº67 Mandume, Collège Complexo Escolar 11 de Novembro et finalement le collège Complexo Escolar 116 Imaculada Conceicão. Les enseignants enquêtés on été choisis en fonction de bonnes relations qui existent entre nous, ainsi que de la possibilité qu’ils nous ont concédés pour travailler dans leurs classes.
Keywords: Francês
FLE
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 28-Feb-2022
Appears in Collections:Ensino da Língua Francesa / French Language Teaching

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