Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/184
Title: Utilisation Des Supports-Video Dans La Formation Des Futurs Enseignants De Français Langue Etrangere : Cas De La Filiere Fle A L’isced - Huila
Creator: Da Silva, Douglas Sócrates Domingos
Alfredo, Silvano Chivela
First Advisor: Sambo, Zinga Carlos
Abstract: Este trabalho surge da necessidade de refletir sobre a utilização do vídeo na formação de futuros professores de francês como língua estrangeira na secção de Francês no Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla. O uso do vídeo pode desencadear novas formas de aprender e ensinar línguas estrangeiras, principalmente o francês. No nosso contexto, este recurso parece difícil devido aos enormes constrangimentos que podemos encontrar para a sua utilização. Esta tese insere-se assim no campo da didáctica do francês como língua estrangeira, mais concretamente das Tecnologias de Informação e Comunicação, com o objectivo de fazer um inventário da situação do sector francês. Concretamente, pesquisamos os professores e estudantes para obter suas opiniões sobre o uso de conteúdos em vídeo na formação de futuros professores de francês. Para atingir os objetivos preconizados e, assim, poder propor soluções viáveis, submetemos questionários aos docentes e estudantes, cujos resultados nos permitiram confirmar que esse meio quase não é utilizado na prática em sala de aula pelos professores da secção em causa. Apesar das orientações nesse sentido, ou seja, usar as tecnologias para ensinar e aprender, constatamos que há falta de motivação e de condições materiais para sua aplicação. Por fim, a partir das conclusões feitas, fazemos sugestões claramente viáveis para poder incentivar os professores a usar as tecnologias, particularmente os conteúdos em vídeo para ensinar francês.
Abstract: Ce travail naît de la nécessité de réfléchir sur l'utilisation de la vidéo dans la formation des futurs enseignants de français langue étrangère en section française à l'Instituto Superior de Ciências de Educação de Huíla. L'utilisation de la vidéo peut déclencher de nouvelles façons d'apprendre et d'enseigner les langues étrangères, en particulier le français. Dans notre contexte, cette ressource semble difficile en raison des énormes contraintes que l'on peut trouver pour son utilisation. Cette thèse s'inscrit donc dans le champ de l'enseignement du français langue étrangère, plus précisément des technologies de l'information et de la communication, avec pour objectif de faire un état des lieux de la filière française. Plus précisément, nous avons interrogé des enseignants et des étudiants afin d'obtenir leur avis sur l'utilisation du contenu vidéo dans la formation des futurs enseignants de français. Afin d'atteindre les objectifs proposés et ainsi pouvoir proposer des solutions viables, nous avons soumis des questionnaires aux enseignants et aux élèves dont les résultats nous ont permis de confirmer que cette méthode n'est quasiment pas utilisée en pratique en classe par les enseignants de la section en question. Malgré les lignes directrices à cet égard, c'est-à-dire l'utilisation des technologies pour enseigner et apprendre, nous avons constaté un manque de motivation et de conditions matérielles pour leur application. Enfin, sur la base des conclusions tirées, nous formulons des suggestions clairement viables pour pouvoir inciter les enseignants à utiliser les technologies, notamment les contenus vidéo, pour enseigner le français.
Keywords: Francês
FLE
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 22-Sep-2022
Appears in Collections:Ensino da Língua Francesa / French Language Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francês Douglas+ Silvano.pdfDouglas & Silvano893.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.