Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/193
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNumbi, Josefina Chilombo-
dc.date.accessioned2023-02-17T12:09:42Z-
dc.date.available2023-02-17-
dc.date.available2023-02-17T12:09:42Z-
dc.date.issued2022-09-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/193-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to investigate the reading comprehension in grade 11 at ‘’liceu nº 1677-26 de abril - Lubango.’’ From my experience as a teacher of English at Liceu 1677-26 de Abril, I could notice that reading is not often part of the English lesson, that is to say that teachers rarely incorporate reading in the English lessons, as a consequence to this problem: a) students reading skills in English are not being developed as they should have, b) students score law mark in reading task of the tests. To accomplish the purpose of the study, a questionnaire was distributed to 3 EFL teachers and 20 students from grade 11 at ‘’Liceu nº 1677-26 de Abril - Lubango.’’ The result of this study found that (a) The main factors affecting students reading comprehension, at ‘’Liceu nº 1677-28 de Abril - Lubango’’ are Teaching method, tasks, motivation age, personality and sex; (b)The level of reading comprehension used at ‘’Liceu nº 1677-28 de Abril - Lubango’’ are: literal reading comprehension, inferential reading and critical reading comprehension; and (c) the strategies used by teachers and students at ‘’Liceu nº 1677-28 de Abril - Lubango’’ are: Interactive reading strategies, cognitive reading strategies, bottom up reading strategiespt
dc.languageporpt
dc.publisherInstituto Superior de Ciências de Educação da Huílapt
dc.rightsAcesso Abertopt
dc.subjectReadingpt
dc.subjectReading Strategypt
dc.subjectReading comprehensionpt
dc.titleInvestigating the reading comprehension in grade 11 at ‘’Liceu nº 1677-26 de Abril - Lubango’’pt
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt
dc.contributor.advisor1Tweuhanda, Délcio Jacob Felicidade-
dc.description.resumoO objectivo deste estudo consiste eminvestigar a compreensão de leitura na 11ª classe no Liceu nº 1677-26 de Abril- Lubango. Pela minha experiência como professora de Inglês no Liceu nº 1677-26 de Abril- Lunbango, pude notar que a leitura dificilmente faz parte das aulas de Inglês, quer dizer que os professores dificilmente incorporam a leitura nas aulas de inglês, tendo como consequência desse problema: a) as abilidades de leitura dos alunos em inglês, não são desenvolvidas como deveriam; b) o baixo aproveitamento nas questões de compreensão do texto nas provas. Para cumprir os objectivos do estudo um questionário foi distribuído para três professores do ensino da língua inglesa, e para vinte estudantes da 11ª classe do Liceu nº 1677-26 de Abril- Lubango. O resultado desse estudo mostrou que: a) os principais factores que afetam a compreensão de leitura no Liceu nº 1677-26 de Abril- Lubango, são a metodologia de ensino, questões, motivação, , idade, personalidade,género; b) os níveis de compreensão de leitura usados no Liceu nº 1677-26 de Abril- Lubango são: compreensão de leitura literal, compreensão de leitura inferencial, e compreensão de leitura critica; e c) as estratégias usadas pelos professores e estudantes do Liceu nº 1677-26 de Abril- Lubango são: estratégia de leitura interativa, estratégia de leitura cognitiva, estratégia de leitura de baixo para cimapt
dc.publisher.countryAngolapt
dc.publisher.departmentDepartamento de Línguas e Ciências Humanaspt
dc.publisher.initialsISCED-Huílapt
dc.subject.cnpqÁrea de Pesquisa::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt
Appears in Collections:Ensino da Língua Inglesa / English Language Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Josefina Numbi.pdf3.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.