Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/206
Title: Ensino de IoT suportado por Pocket Labs. Uma proposta para a Disciplina de Redes de Computadores no ISCED-Huíla
Creator: Utima, Fernando Francisco
Cativa, Teresa Claudete Tchinanga
First Advisor: Selombo, Tomas Lucas Francisco
Abstract: A Internet das Coisas é uma tecnologia emergente os dias actuais visto que ela se apresenta como solução para dinamizar as tarefas quotidianas e melhorando a forma de viver em diferentes sociedades. Com isto, este estudo teve como finalidade de propor os Pockets Labs, como plataformas que dinamizam o processo de ensino-aprendizagem nestes conceitos, na disciplina de Redes de Computadores no Instituto Superior de Ciência de Educação da Huíla (ISCED- HUÍLA). Desta feita, foi apresentado o conjunto destas tecnologias de forma a facilitar a transmissão dos conceitos de IoT. Sua aplicação na educação vem dando novos rumos para um processo de ensino-aprendizagem mais interactivo colaborativo e dinâmico, não só á gestão pedagógica, mais também, na área administrativa, criando salas de aulas mais dinâmicas, interactiva, e colaborativa onde a criação de ambientes inteligentes e automatização das actividades realizadas nestas instituições é um factor indispensável. Os recursos tecnológicos apresentados neste trabalho são plataformas livres de baixo custo que permitem que estes conhecimentos sejam transmitidos de forma eficiente, gerar produtividade, engajamento e estabilidade dos conhecimentos aprendidos, uma vez que são tecnologias que permitem a realização de actividades práticas, nos conteúdos transmitidos apenas de forma teórica. As plataformas físicas aqui apresentadas são Raspberry Pi e Arduíno, o Node-Red. Foi apresentado como plataforma de desenvolvimento de aplicações para Internet das Coisas. Para além destas plataformas, foi também apresentado a estratégia metodológica de Aprendizagem Baseada em Problemas, como metodologia que se centra na formação de competências, tendo em conta a sua utilização em junção com as plataformas acima mencionadas, forma-se indivíduos munidos de conhecimentos e competências.
Abstract: The Internet of Things is an emerging technology in the current days since it presents itself as a solution to boost everyday tasks and improving the way to live in different societies. With this, this study was intended to propose Pockets Labs, as platforms that dynamize the teaching-learning process in these concepts, in the discipline of computer networks at the Huila Education Science Institute (ISCED- HUÍLA). This was presented the set of these technologies in order to facilitate the transmission of IoT concepts. The application of this technology in education has been giving new directions to a more collaborative and dynamic interactive education system, beginning with administrative management to pedagogical management, thus creating more dynamic classrooms, interactive and collaborative where the creation of environments and automation. The technological resources presented in this work are low-cost free platforms that allow these knowledges to be broadcast efficiently, generating productivity, engagement and consolidation knowledge transmitted, since they are technologies that allows the practices of the physical platforms presented, which are Raspberry PI and Arduino. Node-Red was presented as the Internet application development platform. In addition to these platforms the methodological strategy based on problems as a methodology focuses on the training of skills into account the use with the aforementioned platforms formed individuals with knowledge and skills.
Keywords: Pocket Lab
Processo de Ensino-aprendizagem
ABP
RC
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 14-Dec-2020
Appears in Collections:Informática Educativa / Educational Informatics

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Utima_Cativa_versão_final.pdf919.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.