Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/211
Title: O Software Educativo Scratch no ensino do tema operadores aritméticos, lógicos e relacionais na Disciplina de Técnicas e Linguagens de Programação na 10ª Classe nos Institutos Politécnicos do Lubango
Creator: Manuel, Dário Adilson Cândida
First Advisor: Teixeira, Manuel
Abstract: Este trabalho investigou o ensino inicial de técnicas e linguagens de programação utilizando o scratch. O uso do mesmo oferece um ambiente produtivo que permite a abertura para novas descobertas pelas quais os alunos se interessem, interajam e criem uma vontade maior em participar das actividades escolares. O objectivo deste trabalho é de identificar e elaborar uma proposta de ensino para integrar o Scratch e as estratégias da lucidade e a aprendizagem baseada na resolução de problema na disciplina de técnicas e linguagens de programação na 10a classe e contribuir no processo de ensino e aprendizagem do tema operadores aritméticos, lógicos e relacionais. O estudo teve como foco os professores de Informática que leccionam a disciplina de Técnicas de Linguagem de programação na 10a classe, nos cursos de Informática e Gestão, neste estudo optou-se pela amostragem probabilística estratificada. Participaram 10 Professores, sendo: 6 do Instituto Médio Politécnico no 131 do Lubango, 3 do Instituto Médio Politécnico da Humpata e 1 Instituto Politécnico Privado Pitágoras do Lubango. Os dados da investigação foram recolhidos mediante um inquérito online no Google formulário. Os resultados do estudo revelaram-nos que há dificuldade em diversificar estratégias de ensino e software educativos para o ensino do tema operadores aritméticos, lógicos e relacionais na disciplina de Técnicas de Linguagem de Programação. Em função das insuficiências identificadas por parte dos professores participantes no estudo, compreende-se que é possível melhorar o processo de ensino e de aprendizagem do tema operadores aritméticos, lógicos e relacionais, recorrendo a uma proposta de combinação do software educativo Scratch, e as estratégias da lucidade e aprendizagem baseada em resolução de problema
Abstract: This work is around the initial teaching of techniques and programming languages using Scratch. The use of it offers a productive environment that allows the opening for new discoveries that students are interested in, interact with and create a greater will to participate in school activities. The objective of this work is to identify and elaborate a teaching proposal to integrate Scratch and the strategies of lucidity and learning based on problem solving in the discipline of programming techniques and languages in the 10th class and contribute to the process of teaching and learning the subject arithmetic operators and logical and relational operators. The study focused on Informatics teachers who teach the discipline of Programming Language Techniques in the 10th class, in the courses of Informatics and Management, in this study we opted for stratified probabilistic sampling. In this study, 10 professors participated: 6 from the Polytechnic Middle Institute no 131 of Lubango, 3 from the Polytechnic Middle Institute of Humpata and 1 from the Private Polytechnic Institute Pythagoras of Lubango. The research data were collected by an online survey on the Google Form. The results of the study showed us that there is difficulty in diversifying teaching strategies and educational software for teaching the subject arithmetic operators and operated logic and relational in the discipline of Programming Language Techniques. In view of the shortcomings identified by the teachers participating in the study, it is understood that the teaching and learning process of the subject can be improved by arithmetic operators and logical and relational operators, using a proposal to combine Scratch educational software, and the strategies of lucity and problem-solving-based learning
Keywords: Técnicas de linguagem de programação
Operadores Aritméticos e lógicos
Scratch
Lucidade
Aprendizagem baseada em resolução de problema
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 10-Feb-2021
Appears in Collections:Informática Educativa / Educational Informatics

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese FINAL_Dário Manuel.pdf1.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.