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Title: Mundo Virtual para o Processo de Ensino e Aprendizagem de Redes Computadores no ISCED-Huíla
Creator: Gervásio, José Sebastião
Ndala, Maurício Francisco
First Advisor: Selombo, Tomas Lucas Francisco
Abstract: O ensino de Redes de Computadores exige um esforço cognitivo para grande parte dos estudantes, na aquisição dos conhecimentos, sendo assim, um enorme desafio para os professores da área. Nesta disciplina, normalmente é possível ensinar e aprender por meio de livros, conceitos e teorias, mas a falta de laboratórios tem contribuído para uma falta de motivação da parte dos professores ao ministrarem suas aulas e um baixo aproveitamento da parte dos alunos, pois esta disciplina não só aborda temas de pendor teórico, mas também uma forte componente prática, que exigem do estudante um elevado nível de abstracção. Sendo assim foi levantada a seguinte questão de investigação: Como contribuir para o melhoramento da aprendizagem na disciplina de Rede de Computadores, nos estudantes de Informática Educativa do ISCED – Huíla? Para dar resposta a esta questão teve-se como objectivo conceber um Mundo virtual para o melhoramento de aprendizagem da disciplina de Redes de Computadores no ISCED-Huíla. Para tal usou-se como população todos estudantes do 3º ano do Curso de Informática Educativa no ISCED-HUILA, e a amostra foi constituída por todos estudantes do 3º ano deste mesmo curso, mas que estejam frequentando a disciplina de Redes de Computadores. Os vários autores consultados afirmam que o Unity é na actualidade a melhor ferramenta para o desenvolvimento de recursos 2D e 3D e consequentemente o mais adequado para a experimentação ou a replicação de cenários do mundo real, por ser uma ferramenta de realidade Virtual. No entanto o presente trabalho teve como resultado um protótipo de um Mundo Virtual para o Processo de Ensino e Aprendizagem de Redes de Computadores, no Unity 3D, incidindo-se sobre o tema Encaminhamento IP. A análise e interpretação dos dados colhidos levaram-nos a concluir que os mundos virtuais podem ser utilizados para menorizar a complexidade de alguns conteúdos e como alternativa à falta de laboratório de especialidades
Abstract: The teaching of Computer Networks requires a cognitive effort for most students, in the acquisition of knowledge, thus being a huge challenge for teachers in the area. In this discipline, it is usually possible to teach and learn through books, concepts and theories, but the lack of laboratories has contributed to a lack of motivation on the part of the teachers when teaching their classes and a low performance on the part of the students, because this discipline not only addresses theoretical topics, but also a strong practical component, which require a high level of abstraction from the student. Therefore, the following research question was raised: How to contribute to the improvement of learning in the Computer Network subject, in Educational Informatics students at ISCED – Huíla? To answer this question, the objective was to design a virtual world to improve the learning of the Computer Networks subject at ISCED-Huíla. For this purpose, all 3rd year students of the Educational Informatics Course at ISCED-HUILA were used as population, and the sample consisted of all 3rd year students of the same course, but who are attending the Computer Networks course. The various authors consulted say that Unity is currently the best tool for the development of 2D and 3D resources and, consequently, the most suitable for experimentation or replication of real-world scenarios, as it is a Virtual Reality tool. However, the present work resulted in a prototype of a Virtual World for the Teaching and Learning Process of Computer Networks, in Unity 3D, focusing on the topic IP Forwarding. The analysis and interpretation of the collected data led us to conclude that virtual worlds can be used to reduce the complexity of some contents and as an alternative to the lack of a specialized laboratory
Keywords: Mundo Virtual 3D
Realidade Virtual
Realidade Aumentada
Ensino de Redes de Computadores
Gamificação
Aprendizagem colaborativa
Aprendizagem baseada em Jogo
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 21-Apr-2022
Appears in Collections:Informática Educativa / Educational Informatics

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