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Title: Proposta de uma Base de Dados para Gestão de Pedidos e Reclamações do Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Creator: Catasso, Albano Luana do Nascimento
First Advisor: Selombo, Tomás Francisco Lucas
Abstract: O presente trabalho é um estudo feito no Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla, especificamente no Departamento de Assuntos Académicos (DAAC). O DAAC é um dos mais importantes órgãos do ISCED/HLA, cuja missão é gerir todas as actividades de domínio académico (gestão curricular, emissão de certificados, justificação de faltas, confirmação e anulação de matrículas e outros), sendo igualmente responsável pelo expediente respeitante aos estudantes. Para cumprir esta missão o DAAC tem sido um órgão bastante inovador, que tem vindo a implementar várias soluções tecnológicas e não só, para melhor servir à comunidade académica. Porém, o processo de pedidos de vários documentos e reclamações (na eventualidade de ter ocorrido uma falha) ainda não está automatizado, criando vários constrangimentos na entrega pontual de documentos aos estudantes. Em função disto levantou-se o seguinte problema de investigação: Como contribuir para o melhoramento da gestão de pedidos e reclamações no Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla? Cujo objectivo de investigação foi: Conceber uma Base de Dados para Gestão de Pedidos e Reclamações do Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla. Tendo-se aplicado um inquérito à 46 estudantes e 7 funcionários. A investigação é do tipo Qualitativa-Aplicada. Segundo E-Sales (2019), um sistema de gestão de pedidos deve ser capaz de reduzir e, eventualmente eliminar etapas manuais no processo de encomenda, desde o recebimento do pedido até a entrega, visto que é uma óptima forma de optimizar a cadeia produtiva da instituição a fim de facilitar o atendimento ao utente e melhorar a automação da gestão de diversos processos ou produtos. Para Cardoso (2010), enfatiza que, a partir da reclamação, é desenvolvido um processo de resolução de conflito através de interacções entre as instituições e os utentes, expectativas, emoções e atribuições de culpa podem ter um papel são esclarecidas. Com este estudo, conclui-se que com a concepção desta base de dados os estudantes tenham a facilidade de efectuar pedidos e reclamações, podendo aceder a um sistema on-line, que a gestão de pedidos de declaração e de reclamações sejam feitas em um sistema específico
Abstract: The present work is a study carried out at the Higher Institute of Educational Sciences of Huila, specifically at the Department of Academic Affairs (DAAC). The DAAC is one of the most important organs of ISCED/HLA, whose mission is to manage all activities in the academic field (curriculum management, issuing of certificates, justification of absences, confirmation and cancellation of enrollments and others), being equally responsible for the students' expedient. To fulfill this mission DAAC has been a very innovative body, which has been implementing several technological and other solutions to better serve the academic community. However, the process of requesting various documents and complaints (in the event of a failure) is still not automated, creating various constraints in the timely delivery of documents to students. In function of this the following research problem was raised: How to contribute for the improvement of the management of requests and complaints in the Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla? Whose research objective was: To design a database for the management of requests and complaints at the Higher Institute for Educational Sciences of Huila. A survey was applied to 46 students and 7 employees. The research is of Qualitative-Applied type. According to E-Sales (2019), an order management system should be able to reduce and, eventually eliminate manual steps in the ordering process, from the receipt of the order to the delivery, since it is a great way to optimize the production chain of the institution in order to facilitate the service to the user and improve the automation of the management of various processes or products. For Cardoso (2010), emphasizes that from the complaint, a conflict resolution process is developed through interactions between institutions and users, expectations, emotions and blame attributions can play a role are clarified. With this study, it is concluded that with the design of this database students have the facility to make requests and complaints, being able to access an online system, that the management of statement requests and complaints are made in a specific system
Keywords: Base de Dados
Gestão
Pedidos e Reclamações
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 26-May-2019
Appears in Collections:Informática Educativa / Educational Informatics

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