Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/219
Title: Estratégia Metodológica para o Ensino e Aprendizagem da Resolução de Equações do 2º grau a uma Incógnita na 10ª classe do Liceu nº 1642- Chicomba
Creator: Avelino, Correia Elias
First Advisor: Jamba, Américo Malenga
Abstract: O presente trabalho de investigação tem como título: “Estratégia Metodológica para o Ensino e Aprendizagem da Resolução de Equações do 2º Grau a uma incógnita na 10ª Classe do Liceu nº 1642-Chicomba”. “O trabalho tem como problema de investigação, a existência de dificuldades por parte dos alunos da 10ª Classe do Liceu nº 1642-Chicomba na resolução de Equações do 2º Grau”. “O objectivo centrou-se em elaborar uma Estratégia Metodológica para minimizar as dificuldades dos alunos na resolução de Equações do 2º Grau na 10ª Classe do Liceu nº 1642-Chicomba”. A investigação foi desenvolvida segundo o desenho descritivo. O trabalho está constituído por uma introdução, dois capítulos e finalizando com as conclusões gerais e sugestões. O primeiro capítulo faz referência a fundamentação teórica, entre as quais destacou-se: A teoria construtivista de Vygotsky e o cognitivismo de Ausubel, “a análise histórica da equação do 2º grau”, “a dedução de algumas fórmulas (fórmula resolvente das equações do 2º grau”, “fórmula da soma das raízes e do produto das raízes) e a situação actual do problema de investigação”. “No segundo capítulo fez-se uma análise e tratamento de dados e a elaboração da Estratégia Metodológica para o ensino e aprendizagem da resolução de Equações do 2º Grau a uma incógnita”. “Os resultados mostraram que há realmente dificuldades na resolução de Equações do 2º Grau a uma incógnita nos alunos da 10ª Classe do Liceu nº 1642-Chicomba”.
Abstract: “The present research work is entitled”: “Methodological Strategy for Teaching and Learning to Solve Equations of the 2nd Degree to an Unknown in the 10th Class of Liceu nº 1642-Chicomba”. “The work has as a research problem”, “the existence of difficulties on the part of the students of the 10th Class of Liceu nº 1642-Chicomba in the resolution of Equations of the 2nd Degree”. The objective was to elaborate a Methodological Strategy to minimize the students' difficulties in solving 2nd Grade Equations in the 10th Grade of Liceu nº 1642-Chicomba. The investigation was developed according to the descriptive design. The work consists of an introduction, two chapters and ending with general conclusions and suggestions. The first chapter refers to the theoretical foundation, among which the following stand out: Vygotsky's constructivist theory and Ausubel's cognitivism, the historical analysis of the 2nd degree equation, the deduction of some formulas (solving formula of the 2nd degree equations, formula for sum of roots and product of roots) and the current situation of the research problem. In the second chapter, an analysis and processing of data was carried out and the elaboration of the Methodological Strategy for the teaching and learning of solving 2nd Degree Equations to an unknown. The results showed that there are really difficulties in solving 2nd Degree Equations to an unknown in the 10th Class students of Liceu nº 1642-Chicomba.”
Keywords: Equação do 2º Grau
Estratégia metodológica
Ensino e Aprendizagem
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 22-Jan-2022
Appears in Collections:Ensino da Matemática / Math Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Correia Elias Avelino-Trabalho de Licenciatura.pdfTrabalho de Licenciatura921.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.