Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/224
Title: Colaboração Educativa entre a Escola, Pais e Encarregados de Educação, como factor de Sucesso ou Insucesso escolar. Estudo feito junto da Comunidade Educativa do Colégio nº 57,1º de Dezembro do Lubango
Creator: Tchiangalala, Emília Luísa Raimundo
First Advisor: Dunguionga, Armindo Wilson dos Santos
Abstract: A colaboração educativa entre a escola e pais ou encarregados de educação constitui motivo de preocupação para a sociedade, especialmente nas instituições. Acarreta influências ao insucesso ou sucesso escolar. Intitulado colaboração educativa entre a escola pais e encarregados de educação o estudo foi realizado no Colégio nº 57 1º de Dezembro da cidade do Lubango. Discutir a colaboração entre pais e encarregado de educação possibilita as instituições e as famílias ter informações sobre o assunto. Identificou-se como problema da investigação: que influência tem a colaboração educativa entre a escola, pais e encarregados de educação como factor de sucesso ou insucesso escolar no colégio nº 57 1º de Dezembro do Lubango, nas classes da 7ª, 8ª e 9ª? O objectivo geral é compreender como a colaboração educativa entre a escola pais e encarregados de educação, interfere no sucesso ou insucesso escolar no colégio nº 57 1º de Dezembro da cidade do Lubango. O estudo guia-se pelos seguintes objectivos específicos: ➢ Fundamentar teórica e metodologicamente o estudo. ➢ Conhecer as diferentes formas de colaboração; ➢ Sugerir procedimentos que permitam promover maior aproximação entre a escola e os pais e encarregados de educação; ➢ Entender de que forma as famílias podem contribuir para uma relação mais afectiva com o professor e com a escola; ➢ Propor uma metodologia que permita promover uma maior proximidade na relação entre professor e encarregados de educação; ➢ Relacionar a disponibilidade que os pais têm para a aprendizagem dos filhos em casa e dos tempos livres com aproveitamento escolar. O objecto da investigação é o processo de ensino-aprendizagem do colégio supracitado, Para a colecta de dados utilizou-se o questionário com perguntas objectivas. O campo de acção é o colégio nº 57 Iº de Dezembro
Abstract: Educational collaboration between the school and parents or guardians is a matter of concern for society, especially in institutions. It leads to influences to school failure or success. Entitled educational collaboration between the school, parents and guardians, the study was carried out at Colégio nº 57 1º de Novembro in the city of Lubango. Discussing collaboration between parents and guardians enables institutions and families to have information on the subject. It was identified as a research problem: what influence does the educational collaboration between the school, parents and guardians have as a factor of success or failure at school nº 57 1º de Novembro in Lubango, in the 7th, 8th and 9th grades? The general objective is to understand how the educational collaboration between the school, parents and guardians, interferes in the success or failure of the school in the school nº 57 1º de Novembro in the city of Lubango. The study is guided by the following specific objectives: ➢ To base the study theoretically and methodologically. ➢ Know the different forms of collaboration; ➢ Suggest procedures that allow promoting greater approximation between the school and parents and guardians; ➢ Understand how families can contribute to a more affective relationship with the teacher and the school; ➢ Propose a methodology that allows promoting greater proximity in the relationship between teacher and guardians; ➢ Relate the availability that parents have for their children's learning at home and their free time with school performance. The object of the investigation is the teaching-learning process of the aforementioned school. For data collection, a questionnaire with objective questions was used. The field of action is college nº 57 Iº de Novembro
Keywords: Colaboração
Educação
Escola
Pais
Encarregados de educação
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 24-Oct-2022
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Emília L. R. Tchiangalala-Trabalho de Licenciatura.pdfTrabalho de Licenciatura395.06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.