Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/225
Title: Importância dos Meios de Ensino no Processo de Ensino-Aprendizagem. Um Estudo realizado no Colégio nº 960 – Joaquim Kauvi Da Matala
Creator: Marcelino, Ermelinda Vimbuando Epalanga
First Advisor: Guli, Eugénio Namuele
Abstract: O processo de ensino aprendizagem envolve uma série de indagações como a própria definição do que é aprender e ensinar. Por esta razão torna-se necessário que os professores sejam capazes de entender as diferenças de cada acção e saber escolher o melhor instrumento para construir conhecimento na sala de aula pós que ainda encontramos professores que não fazem o uso dos meios de ensino. Dai ter surgindo a seguinte pergunta: que forma os meios de ensino podem influênciar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Colégio nº 960-Joaquim Kauvi? Definiu-se como objecto de estudo a importância dos meios de ensino no processo de ensino-aprendizagem e como campo de acção a importância dos meios de ensino no processo de ensino-aprendizagem no Colegio nº 960 Joaquim Kauvi na Matala. O objectivo geral é compreender a importância da exploração dos meios de ensino pelos professores para o processo de ensino-aprendizagem que visa o interesse dos alunos na participação activa das aulas e os objectivos específicos são: identificar as repercussões da importância dos meios de ensino no processo de ensinoaprendizagem; Valorizar a importância da exploração dos meios de ensino pelos professores para o processo de ensino-apreendizagem no colégio nº 960 – Joaquim Kauvi, que visem o interesse dos alunos na participação activa das aulas; explicar as teorias pedagogica sobre a importância da utilização dos meios de ensino. Constata-se que apesar do quadro actual estar a mudar, ainda podese verificar características de um ensino tradicional, onde os meios utilizados geralmente são quadro e giz e assim a aula se torna uma rotina, não chamando a atenção dos alunos para os conteúdos abordados. Nesta pesquisa aplicaram-se os métodos de pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo. Assim sendo, seleccionou-se uma amostra de vinte (30) professores e cinquenta (120) alunos. Os resultados encontrados na presente investigação sugerem que os professores busquem sempre actualizar os meios de ensino e procurem utilizar diferentes meios de ensino em cada tema.
Abstract: The teaching-learning process involves a series of questions such as the very definition of what it is to learn and teach. For this reason, it becomes necessary for teachers to be able to understand the differences of each action and to know how to choose the best instrument to build knowledge in the classroom. This work aims to analyze the importance of using teaching resources and to propose teaching methods to be used by teachers that aim the students' interest in the active participation of the class. The present work was elaborated, seeking to meet the needs identified in an academic context put to the students of the school nº 960 - Joaquim Kauvi, for the use of appropriate instruments capable of arousing the student's interest in the class. The adopted methodology is based on bibliographic research and field research. Therefore, a sample of twenty (20) teachers and fifty (50) students was selected. The results found in the present investigation suggest that teachers always seek to update teaching methods and try to use different teaching methods in each theme.
Keywords: Meios de Ensino
Professor
Ensino-aprendizagem
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 29-Mar-2022
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ermelinda V. E. Marcelino-Trabalho de Licenciatura.pdfTrabalho de Licenciatura475.27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.