Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/239
Title: O Carácter Ontológico De Alexis Kagame e sua Influência no Processo de Ensino Aprendizagem: Análises de Factos e Consequências nas Salas de Extensão do Isced em Caluquembe
Creator: Cassicote, Lote João
First Advisor: Bartolomeu, Manuel
Abstract: O Presente Trabalho tem como Tema: O caracter ontológico de Alexis Kagame e sua Influência no Processo de Ensino Aprendizagem. Análises de Factos e Consequências nas salas de extensão do Isced em Caluquembe. Tendo em conta a situação actual do tema, formuou – se o seguinte problema científico: Qual a influência do carácter ontológico de Alexis Kagame no processo de ensino aprendizagem e suas consequências nas salas de extensão do ISCED em Caluquembe? Deste problema, derivou-se o seguinte objectivo geral: Apresentar o caracter ontológico de Alexis Kagame e sua Influência no Processo de Ensino Aprendizagem. Análises de Factos e Consequências nas salas de extensão do Isced em Caluquembe. Deste objectivo, extraiu-se Quatro questões da investigação: 1ª) Quais são os referentes teóricos e metodológicos que sustentam o tema?; 2ª) Como deve ser entendido o tema?; 3ª) Quais são os resultados que se obterão com a abordagem do tema?; 4ª) Qual é o nível de percepção dos estudantes das salas de extensão do Isced em Caluquembe sobre o tema?. Destas questões formulou-se Quatro tarefas da investigação: 1ª) Fundamentar os referentes teóricos e metodológicos que sustentam o tema; 2ª) Diagnosticar o Estado Actual do tema; 3ª) Fazer um Inquérito de recolha de dados entre o Estado Actual e o Ideal desejado do tema; e 4ª) Analizar e Interpretar os resultados obtidos do tema. Para tal, anallisou – se o livro de Alexis Kagame (1956): La Philosophie Bantoue; defendendido, sobretudo nas obras Filosóficas de autores como: Paulin Hountondji (1976), Placide Tempels (1949), Dismas Masolo (1994), e Severino Ngoenha. Referências maiores da Filosofia Africana quando o assunto é apresentar as verdades da própria Filosofia. Mais também outras áreas científicas e os estudos sociais e culturais colaboraram para o êxito deste trabalho. Durante as análises às ontologias Filosóficas de Kagame, foi possivel entender que a sua preocupação primordial é de preservar a própria cultura e a identidade africana ausente nos próprios africanos. Este trabalho contudo, despertará atenção a vários jovens estudiosos, principalmente aos estudantes angolanos de modo particular do ISCED - HUÍLA.
Abstract: The present work has as its theme: The ontological character of Alexis Kagame and its influence on the teaching-learning process. Analysis of facts and consequences in the Isced extension rooms in Caluquembe. Taking into account the current situation of the subject, the following scientific problem was fomulated: What is the influence of Alexis Kagame in the teaching-learning process and its consequences in the ISCED extension rooms in Caluquembe?. From this problem, the following general objective was derived: To present the ontological character of Alexis Kagame and its influence on the teaching-learning process. Analysis of Facts and Consequences in the extension rooms of Isced in Caluquembe. From this objective, four research Questions were extracted: 1st. What are the theoretical and methodological references that support the theme be understood?; 2nd. How should the theme be understood?; 3rd. What are the results that will be obtained with the approach of the theme?; 4th. What is the level of perception of students in the Isced extension rooms in Caluquembe on the subject?. From these questions, Four Research tasks were formulated: 1st. To substantiat the theoretical and methodological references that support the theme; 2nd. Diagnose the current status of the theme; 3rd. Conduct a data collection survey between the current state and the desired ideal of the theme; 4th. Analyze and Interpret the results obtained from the theme. To this end, we analyzed the book by Alexis Kagame (1956): Bantu Philosophy; Defended, especially in the philosophical works of authors such as: Paulin Hountondji (1976), Placide Tempels (1949), Dismas Masolo (1994), and Severino Ngoenha. Major references of African philosophy when it comes to presenting the truths of philosophy itself. Other scientific areas and social and cultural studies also contributed to the success of this work. During the analysis of Kagame´s ontologies, it was possible to understand that his primary concern is to preserve his own culture and the African identity absent in the Africans themselves. This work, however, will attract attention to several young scholars, mainly to Angolan students, particularly from ISCED-HUILA.
Keywords: Caracter Ontologico
Kagame
Influência
Processo, Ensino e Aprendizagem
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 28-May-2021
Appears in Collections:Filosofia / Filosophy

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lote João Cassicote-Trabalho de Licenciatura.pdfTrabalho de Licenciatura1.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.