Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/245
Title: Percepção Dos Professores Sobre O Uso Das Tics, No Processo De Ensino E Aprendizagem Da Geografia Em Tempos De Pandemia: Um Estudo De Caso Realizado Nas Escolas Do Liceu Nº 792 E Liceu Nº 26 De Abril
Creator: António, Francisco Kachama
Mucumbi, Mariana
First Advisor: Vladi Sénio Ribeiro Pereira
Abstract: A presente investigação tem como titulo “Percepção dos professores sobre o Uso das TICs, no Processo de Ensino e Aprendizagem da geografia em tempos de pandemia: um estudo de caso realizado nas Escolas do Liceu nº 792 e Liceu 26 de Abril”, tendo como objectivo compreender a importância do uso das TICs no PEA da geografia frente a pandemia da covid-19. Trata-se de uma pesquisa essencialmente de caracter descritivo qualitativo, tendo sido aplicado inquérito por questionário, construído com base na literatura, e aplicados aos docentes, num total de 20 indivíduos das instituições em estudo, no sentido de colher informações inerentes ao assunto em questão. A pesquisa, permitiu-nos compreender que o uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino da Geografia frente a covid-19, apresenta limitações de naturezas estruturais, pedagógica e formativa e que seu uso na prática docente por parte dos professores pesquisados é limitado. Os professores defendem que a falta de equipamentos próprios e internet nas instituições, a falta equipamentos pessoais, a falta de domínio das redes socias bem como a falta de treinamento específico, constituem os principais obstáculos a quando da utilização das TICs na prática docente. Maior parte dos professores reconhecem a importância do uso das TICs, afirmando que, em tempos de pandemia o uso da TICs no PEA da geografia é muito importante, visto que uma das medidas e biossegurança é o distanciamento social, desta forma, o uso de TICs, facilita a interacção professor-aluno na transmissão dos conhecimentos geográficos, sem que para tal seja necessário a aproximação de ambos ou seja, os conteúdos e as pesquisas em geografia podem ser orientados mediante a utilização das TICs.
Abstract: The present investigation is entitled "Teachers' Perception of the Use of ICTs, in the Geography Teaching and Learning Process in times of a pandemic: a case study carried out in the Schools of Liceu nº 792 and Liceu 26 de Abril", with the objective of understand the importance of the use of ICTs in the PEA of geography in the face of the covid-19 pandemic. This is essentially a qualitative descriptive research, with a questionnaire survey being applied, based on the literature, and applied to teachers, in a total of 20 individuals from the institutions under study, in order to collect information inherent to the subject in question. . The research allowed us to understand that the use of information and communication technologies in the teaching of Geography in the face of covid-19, presents limitations of structural, pedagogical and formative nature and that its use in teaching practice by the researched teachers is limited. Teachers argue that the lack of own equipment and internet in the institutions, the lack of personal equipment, the lack of mastery of social networks as well as the lack of specific training, constitute the main obstacles when using ICTs in teaching practice. Most teachers recognize the importance of using ICTs, stating that, in times of a pandemic, the use of ICTs in the PEA of geography is very important, since one of the measures and biosecurity is social distancing, therefore, the use of ICTs , facilitates teacher-student interaction in the transmission of geographic knowledge, without the need for both to be brought together, that is, content and research in geography can be guided through the use of ICTs.
Keywords: Ensino
Geografia
TICs
Pandemia
Covid-19
Aprendizagem
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 22-Mar-2022
Appears in Collections:Ensino da Geografia / Geography Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francisco António e Mariana Mucumbi_Geografia.pdfFrancisco António & Mariana Mucumbi667.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.