Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/256
Title: O Conceito de ser na Perspectiva Filosófica de Placid Tempels e seu Contributo para a Massificação do Programa de Ensino da Filosofia no II Ciclo: Um Estudo de Caso no Magistério Secundário “Dr. Abel Pedro”, Município de Caluquembe
Creator: Chihópio, António Carvalho Muteka
First Advisor: Bartolomeu, Manuel
Abstract: O presente trabalho subordinado ao tema “O Conceito do Ser na Perspectiva Filosófica de Placid Tempels” ergue-se de uma profunda reflexão sobre a Cultura e Filosofia Africana, emergindo como um contributo axiológico da questão que tem que ver com a identidade do povo africano, e apresenta o seguinte problema científico: Que contributo o conceito do ser na perspectiva Filosófica de Placid Tempels tem para a massificação do programa de Ensino da Filosofia no II Ciclo? Para fazer face ao problema levantado, traçou-se o seguinte objectivo geral: Descrever o conceito do ser na perspectiva filosófica de Placid Tempels e seu contributo para a massificação do programa de Ensino da Filosofia no II Ciclo. Do objectivo geral derivaram as seguintes perguntas científicas: quais são os referentes teóricos e metodológicos que sustentam o conceito do ser na perspectiva filosóficade Placid Tempels e seu contributo para a massificação do programa de Ensino da Filosofia no II Ciclo? Qual é o diagnóstico do estado actual do conceito do ser na perspectiva filosófica de Placid Tempels e seu contributo para a massificação do programa de Ensino da Filosofia no II Ciclo? Quais os resultados que se obtidos com a elaboração de um quadro teórico sobre o conceito do ser na perspectiva filosófica de Placid Tempels e seu contributo para a massificação do programa de Ensino da Filosofia no II Ciclo? Para contrapor as perguntas científicas, foram elaboradas as seguintes tarefas de investigação: Identificar os referentes teóricos e metodológicos que sustentaram o conceito do ser na perspectiva filosófica de Placid Tempels e seu contributo para a massificação do programa de Ensino da Filosofia no II Ciclo; Decantar o estado actual sobre o conceito do ser na perspectiva filosófica de Placid Tempels e seu contributo para a massificação do programa de Ensino da Filosofia no II Ciclo; Elaborar um quadro teórico sobre o conceito do ser na perspectiva filosófica de Placid Tempels e seu contributo para a massificação do programa de Ensino da Filosofia no II Ciclo. Para a prossecução das perguntas e das tarefas científicas foram utilizados os seguintes métodos: De nível teórico: histórico-crítico, comparativo, descritivo, fenomenológico, indutivo, dedutivo, análise-Síntese, bibliográfico; de nível empírico: observação científica. De nível Estatístico: Estatístico-descritiva. Com base neste quadro metodológico. Do ponto de vista teórico elaborou-se um quadro que descreve o conceito do Ser na perspectiva filosófica de Placid Tempels.
Abstract: The present work on the theme “The Concept of Being in the Philosophical Perspective of Placid Tempels” arises from a deep reflection on African Culture and Philosophy, emerging as an axiological contribution to the question that has to do with the identity of the African people, and presents the following scientific problem: What contribution does the concept of being in the Philosophical perspective of Placid Tempels have for the massification of the Philosophy Teaching program in the II Cycle? To address the problem raised, the following general objective was outlined: To describe the concept of being in the philosophical perspective of Placid Tempels and its contribution to the massification of the Philosophy Teaching program in the II Cycle. The following scientific questions were derived from the general objective: what are the theoretical and methodological references that support the concept of being in the philosophical perspective of Placid Tempels and its contribution to the massification of the Philosophy Teaching program in the II Cycle? What is the diagnosis of the current state of the concept of being in the philosophical perspective of Placid Tempels and its contribution to the massification of the Philosophy Teaching program in the II Cycle? What are the results obtained with the elaboration of a theoretical framework on the concept of being in the philosophical perspective of Placid Tempels and its contribution to the massification of the Philosophy Teaching program in the II Cycle? To counter the scientific questions, the following research tasks were developed: Identify the theoretical and methodological references that supported the concept of being in the philosophical perspective of Placid Tempels and its contribution to the massification of the Philosophy Teaching program in the II Cycle; To decant the current state of the concept of being in the philosophical perspective of Placid Tempels and its contribution to the massification of the Philosophy Teaching program in the II Cycle; To elaborate a theoretical framework on the concept of being in the philosophical perspective of Placid Tempels and its contribution to the massification of the Philosophy Teaching program in the II Cycle. For the pursuit of the questions and scientific tasks, the following methods were used: Theoretical: historical-critical, comparative, descriptive, phenomenological, inductive, deductive, analysisSynthesis, bibliographic; empirical level: scientific observation.
Keywords: Ser
Perspectiva
Ensino
Filosofia
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 9-May-2022
Appears in Collections:Filosofia / Filosophy

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antonio C. M. Chiopio - Trabalho de Licenciatura.pdfTrabalho de Licenciatura530.34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.