Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/257
Title: Importância Da Ecologia Na Preservação Do Meio Ambiente Para Os Alunos Do Ensino Médio: Estudo Realizado Com Os Alunos E Professores Do Liceu Nº 729 Da 11ª Classe Do Curso De Ciências Físicas E Biológicas Do Lubango
Creator: Mário, Cahuty Florença
Celestino, Helena Miroca Ngonga
First Advisor: Tchitumba, Elias
Abstract: O presente trabalho apresenta uma abordagem sobre “Importância da Ecologia na preservação do meio ambiente para os alunos do ensino médio”: “estudo efectuado com os alunos e professores do Liceu nº 729 da 11ª classe do curso de Ciências Físicas e Biológicas do Lubango”. A aludida inquirição teve como objectivo geral: “Determinar o contributo do estudo da Ecologia na preservação do meio ambiente e como objectivos específicos”: “Diagnosticar as principais concepções que os participantes possuem sobre Ecologia e sua relação com a preservação do meio ambiente”; “Identificar as metodologias frequentemente usadas pelos professores de Biologia para abordagem dos aspectos relacionados a Ecologia e preservação do meio ambiente e Elaborar actividades de natureza pedagógica que visam estimular os alunos a preservarem o meio ambiente por meio das abordagens da Ecologia”. O estudo foi realizado no Liceu nº 729 localizada no Município do Lubango. Contou com uma população de 156 alunos e 9 professores do Liceu nº 729 do Lubango. Contou também com uma amostra de 72 alunos do curso de Ciências Físicas e Biológicas da 11ª classe e 3 professores de Biologia da mesma escola. Os dados foram colectados por meio de inquérito, constituído por perguntas mistas, em conformidade com o tipo de estudo descritivo com uma abordagem qualitativa e quantitativa. Do estudo concluiu-se que: Os sujeitos participantes possuem noções gerais sobre os aspectos conceptuais da educação ambiental bem como sobre Ecologia; A temática sobre aspectos relacionados a Ecologia e preservação do meio ambiente, tem sido abordada por parte dos professores de Biologia. Os participantes são também de opinião que o estudo da Ecologia de certa forma permite aos alunos conhecer melhor o funcionamento dos ecossistemas e por sua vez preservar o meio ambiente e as metodologias usadas pelos professores para o tratamento desta temática têm sido eficazes para a aprendizagem dos alunos.
Abstract: The present work presents an approach on “Importance of Ecology in the preservation of the environment for high school students”: “a study carried out with students and teachers of Liceu nº 729 of the 11th grade of the Physical and Biological Sciences course in Lubango”. The aforementioned inquiry had the general objective: “To determine the contribution of the study of Ecology in the preservation of the environment and as specific objectives”: “To diagnose the main conceptions that the participants have about Ecology and its relation with the preservation of the environment”; “Identify the methodologies frequently used by Biology teachers to approach aspects related to Ecology and preservation of the environment and Elaborate activities of a pedagogical nature that aim to encourage students to preserve the environment through Ecology approaches”. The study was carried out at Liceu nº 729 located in the Municipality of Lubango. It had a population of 156 students and 9 teachers from Liceu nº 729 in Lubango. It also had a sample of 72 students from the 11th grade Physical and Biological Sciences course and 3 Biology teachers from the same school. Data were collected through a survey, consisting of mixed questions, in accordance with the type of descriptive study with a qualitative and quantitative approach. From the study it was concluded that: The participating subjects have general notions about the conceptual aspects of environmental education as well as about Ecology; The issue of aspects related to Ecology and preservation of the environment has been addressed by Biology teachers. Participants are also of the opinion that the study of Ecology in a way allows students to better understand the functioning of ecosystems and in turn preserve the environment and the methodologies used by teachers to address this issue have been effective for student learning .
Keywords: Educação ambiental
Ecologia e Meio ambiente
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 22-Nov-2022
Appears in Collections:Ensino da Física / Physics Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
helena-miroca-ngonga-celestino.pdfHelena Miroca Ngonga Celestino538.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.