Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/277
Title: Careacterização Da Aprendizagem Significativa No Contexto Escolar, Um Estudo Feito Junto À Escola Do Ensino Especial «Rainha Nekoto» Em Ondjiva Província Do Cunene.
Creator: Cachipumbo, Domingos Pedro
First Advisor: Inocêncio, Alice
Abstract: “O presente trabalho tem como tema: Caracterização da aprendizagem significativa no contexto escolar, um estudo feito junto à escola do ensino especial «Rainha Nekoto» em Ondjiva”. “Com o seguinte problema científico: Como se caracteriza a aprendizagem significativa no contexto escolar”? “O objecto de estudo é: aprendizagem significativa no contexto escolar”. “Objectivo geral: Caracterizar a aprendizagem significativa no contexto escolar”. “Para tal traçaram-se os seguintes objectivos específicos: (1) Caracterizar o estado actual da aprendizagem significativa no contexto escolar; (2) Elaborar o instrumento para recolha da informação sobre o tema a investigar”. “O campo de acção enquadra-se no âmbito da Psicologia Pedagógica, concretamente na escola do ensino especial «Rainha Nekoto» em Ondjiva”. “Para esta investigação optou-se pelo design descritivo de natureza quantitativa”. “A investigação vai basear-se nos métodos teóricos e empíricos: teóricos (análise documental; histórico – lógico; análise síntese) empíricos (inquérito por questionário e método estatístico)”. “A população alvo para este estudo é constituída por 48 professores, a amostra é composta por 48 professores escolhida através de procedimento de uma amostragem do tipo censo”. “Como instrumento de pesquisa utilizou-se o inquérito por questionário”. “Os resultados indicam que os professores inquiridos consideram que a aprendizagem significativa em contexto escolar promove a formação, com motivações adequadas, selecciona cuidadosamente os materiais didácticos e paradidáticos, ou seja, preza as condições adequadas de funcionamento, favorecendo o ensino, proporcionando mudanças”.
Abstract: “The present work has as its theme: Characterization of meaningful learning in the school context, a study carried out at the special education school «Rainha Nekoto» in Ondjiva”. “With the following scientific problem: How is meaningful learning characterized in the school context”? “The object of study is: meaningful learning in the school context”. “General objective: To characterize meaningful learning in the school context”. “To this end, the following specific objectives were outlined: (1) Characterize the current state of meaningful learning in the school context; (2) Elaborate the instrument for collecting information on the topic to be investigated”. “The field of action falls within the scope of Pedagogical Psychology, specifically in the special education school «Rainha Nekoto» in Ondjiva”. “For this investigation, we opted for the descriptive design of a quantitative nature”. “The investigation will be based on theoretical and empirical methods: theoretical (documentary analysis; historical – logical; synthesis analysis) empirical (questionnaire survey and statistical method)”. “The target population for this study is made up of 48 teachers, the sample is made up of 48 teachers chosen through a census-type sampling procedure”. “As a research instrument, the questionnaire survey was used”. “The results indicate that the inquired teachers consider that meaningful learning in a school context promotes training, with adequate motivations, carefully selects didactic and paradidactic materials, that is, values ​​adequate operating conditions, favoring teaching, bringing about changes”.
Keywords: Aprendizagem significativa
Contexto e Escola
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 21-Feb-2022
Appears in Collections:Psicologia / Psicology

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PSICOLOGIA, Domingos Pedro Cachipumbo 5.5.22.pdfDomingos Pedro Cachipumbo567.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.