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dc.creatorElavoco, António José Frank-
dc.date.accessioned2023-02-27T11:33:21Z-
dc.date.available2023-02-27-
dc.date.available2023-02-27T11:33:21Z-
dc.date.issued2021-03-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/285-
dc.description.abstractBased on the general objective of the research: To investigate the perception of teachers at Colégio n.º 1783 in the municipality of Gambos, about the performance evaluation process for professional development in the teaching career. The present work was based on a quantitative approach, in a descriptive - exploratory typological perspective, as it allows to seek to determine the nature and degree of existing conditions and for exploratory analysis of the various elements related to the phenomenon. This research is supported by the empirical method that allowed carrying out the study in correspondence with the problem and the proposed objectives, allowing the clarification of the elementary and substantial characteristics of the research object. Data were analyzed using quantitative (descriptive statistics) and qualitative (content analysis) methodologies. The main results of this investigation revealed that the current evaluation model has some limitations which condition the intrinsic objectives of the same model, since the prevalence of bureaucratic issues makes its implementation difficult. The collected data made it possible to verify that, in theoretical and legislative terms, the concepts are well defined, with, however, difficulties in their application and practical adequacy. Performance evaluation is seen from the perspective of the individual teacher, and not only are useful information provided for a better performance of their activity, but they also present the perception that Teacher Performance Evaluation is a complex process, capable of creating tensions, discouragement, conflict and discomfort, visibly affecting interpersonal relationshipspt
dc.languageporpt
dc.publisherInstituto Superior de Ciências de Educação da Huílapt
dc.rightsAcesso Abertopt
dc.subjectCarreira docentept
dc.subjectAvaliação do desempenho e Escolapt
dc.titlePercepção dos Professores, sobre a Avaliação de Desempenho para o Desenvolvimento Profissional na Carreira Docente. Estudo de caso junto do Colégio Nº 1783 do Município dos Gambospt
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt
dc.contributor.advisor1Costa, Felizardo Tchiengo Bartolomeu-
dc.description.resumoPartindo do objectivo geral da pesquisa: Investigar a percepção dos professores do Colégio n.º 1783 do município dos Gambos, sobre o processo de avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional na carreira docente. O presente trabalho embasou-se na abordagem quantitativa, numa perspectiva tipológica descritiva – exploratória, por permitir procurar determinar a natureza e grau de condições existentes e para análise exploratória dos vários elementos relativos ao fenómeno. Esta pesquisa tem como suporte o método empírico que permitiu efectuar o estudo em correspondência com o problema e os objectivos preconizados, permitindo a clarificação das características elementares e substanciais do objecto da pesquisa. Os dados foram analisados com recurso às metodologias quantitativas (estatística descritiva) e qualitativa (análise de conteúdo). Os principais resultados da presente investigação revelaram que o actual modelo de avaliação apresenta algumas limitações as quais condicionam os objectivos intrínsecos do mesmo modelo, uma vez que a prevalência de questões burocráticas dificulta a sua implementação. Os dados recolhidos permitiram aferir que, em termos teóricos e legislativos, os conceitos estão bem definidos, havendo, porém, dificuldades na sua aplicação e adequação prática. A avaliação do desempenho é vista num prisma individual do professor, e não são fornecidas informações úteis para um melhor desempenho da sua actividade, como também apresentarem a percepção de que a Avaliação de Desempenho Docente é um processo complexo, capaz de criar tensões, desânimo, conflito e mal-estar, afectando de uma forma visível as relações interpessoaispt
dc.publisher.countryAngolapt
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Educaçãopt
dc.publisher.initialsISCED-Huílapt
dc.subject.cnpqÁrea de Pesquisa::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt
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