Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/288
Title: Dificuldades De Aprendizagem Dos Alunos Da 9ª Classe No Conteúdo Sobre Quantidade Em Química
Creator: Tchihumba, Bernardo Sabonete
Franco, Tchombé Avelino
First Advisor: Isaías, Malaquias
Abstract: O tema sobre quantidade em química é considerado muito importante para o estudo da Químico, pois a maioria das substâncias utilizadas no dia-a-dia são quantificadas. E este tema confere conhecimentos dos aspectos quantitativos das substâncias. No entanto, muitos alunos da 9ª Classe apresentam dificuldades na aprendizagem deste conteúdo. Com base nesta narrativa, foi conduzida a presente investigação que tem como ponto de partida o problema de investigação sobre quais são as dificuldades que os alunos da 9ª Classe do Complexo Escolar Nº 1846 “Bom Deus – Lubango” enfrentam na aprendizagem do tema sobre quantidade em química? O objecto de estudo da investigação incidiu no processo de ensino-aprendizagem da Química na 9ª Classe e o campo de acção reflectiu-se nas dificuldades de aprendizagem da quantidade em química. O objectivo de investigação visou diagnosticar as dificuldades de aprendizagem que os alunos da 9ª Classe do Complexo Escolar Nº 1846 “Bom Deus – Lubango” enfrentam na aprendizagem da quantidade em química. O desenho de investigação foi exploratório-descritivo, de base empírica e natureza quantitativa e qualitativa. A investigação contou com a participação de 16 professore de Química e 72 alunos da 9ª Classe da escola supracitada, que submetidos os inquérito por questionário foi possível constar as dificuldades que têm sido enfrentadas pelos alunos na aprendizagem da quantidade em química. A investigação foi auxiliada pela utilização dos métodos teóricos, empíricos e estatísticos. Deste modo, augura-se que este trabalho seja um ponto de partida para a colmatação das dificuldades que apavoram o processo de ensino-aprendizagem da quantidade na 9ª Classe.
Abstract: The issue of quantity in chemistry is considered very important for the study of Chemistry, as most substances used on a daily basis are quantified. And this theme confers knowledge of the quantitative aspects of substances. However, many Grade 9 students have difficulties in learning this content. Based on this narrative, the present investigation was conducted, which has as its starting point the research problem of what are the difficulties that students of the 9th Grade of Complexo Escolar Nº 1846 “Bom Deus – Lubango” face in learning the theme about quantity in chemical? The research object of study focused on the teaching-learning process of Chemistry in Grade 9 and the field of action was reflected in the difficulties in learning quantity in chemistry. The objective of the investigation was to diagnose the learning difficulties that students in the 9th grade of Complexo Escolar Nº 1846 “Bom Deus – Lubango” face in learning quantity in chemistry. The research design was exploratory-descriptive, empirically based and quantitative and qualitative in nature. The investigation had the participation of 16 Chemistry teachers and 72 students from the 9th Grade of the aforementioned school, who submitted the survey by questionnaire, it was possible to establish the difficulties that have been faced by students in learning quantity in chemistry. The investigation was aided by the use of theoretical, empirical and statistical methods. In this way, it is hoped that this work will be a starting point for overcoming the difficulties that frighten the teaching-learning process of quantity in Grade 9.
Keywords: quantidade em química
dificuldades
ensino-aprendizagem.
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 21-Feb-2022
Appears in Collections:Ensino da Química / Chemistry Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Química - Bernardo Tchihumba e Tchombé Franco.pdfBernardo Tchihumba & Tchombé Franco775.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.