Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/291
Title: Os Experimentos Químicos Com Uso De Materiais Alternativos Como Fonte De Motivação Na Aprendizagem Dos Conteúdos Da Química No I Ciclo Do Ensino Secundário
Creator: Nevanza, Vicente Manuel Pedro
Tchavango, António Emanuel
First Advisor: Isaías, Malaquias
Abstract: O presente trabalho abarca os experimentos com uso de materiais alternativos no processo de ensino-aprendizagem da Química no I Ciclo do Secundário, com incidência do Colégio Nº 414 – Quipungo, província da Huíla. Pois, o ensino deste conteúdo tem gerado várias suspeições pelo modo como tem sido levado a cabo, no qual os professores encontram-se somente apegados às metodologias tradicionais, o que tem ocasionado a fraca motivação de aprendizagem desta disciplina aos alunos. Com ase nesta colocação, foi realizada a presente investigação, cujo ponto de partida consistiu no seguinte problema: como melhorar a motivação de aprendizagem da Química aos pelos alunos do I Ciclo do Ensino Secundário do Colégio Nº 414 – Quipungo através de uma alternativa metodológica baseada nos experimentos com uso de materiais alternativos? O objecto de estudo consistiu no processo de ensino-aprendizagem da Química no I Ciclo do Ensino Secundário, daí o campo de acção reflectir os experimentos com uso de materiais alternativos para a melhoria da motivação de aprendizagem dos conteúdos. Para a confirmação da existência do problema foi feito um diagnóstico à uma amostra de 13 professores de Química do I Ciclo do Ensino Secundário e 108 alunos da 9ª Classe da Escola acima referenciada. A solução do problema de investigação foi dada pelo cumprimento do objectivo de elaborar uma alternativa metodológica fundamentada nos experimentos com uso de materiais alternativos para a melhoria da motivação de aprendizagem da Química no I Ciclo do Ensino Secundário. As tarefas definidas no trabalho foram cumpridas com a aplicação combinada de métodos teórico, empírico e estatísticos, tendo em conta o design de investigação descritiva engendrada. Feito isto, ficou patente a ideia de que os experimentos com uso de materiais alternativos podem ser uma boa alternativa para melhoria da motivação de aprendizagem da Química pelos alunos, se bem explorados.
Abstract: The present work covers the experiments with the use of alternative materials in the teaching-learning process of Chemistry in the 1st Secondary Cycle, with incidence in Colégio Nº 414 – Quipungo, province of Huíla. Well, the teaching of this content has generated several suspicions due to the way it has been carried out, in which teachers are only attached to traditional methodologies, which has led to poor motivation for students to learn this discipline. Based on this position, the present investigation was carried out, whose starting point consisted of the following problem: how to improve the motivation for learning Chemistry by students of the I Cycle of Secondary Education of Colégio Nº 414 – Quipungo through a methodological alternative based on the experiments with the use of alternative materials? The object of study consisted of the teaching-learning process of Chemistry in the 1st Cycle of Secondary Education, hence the field of action to reflect the experiments with the use of alternative materials to improve the motivation for learning the contents. In order to confirm the existence of the problem, a diagnosis was made on a sample of 13 Chemistry teachers from the 1st Cycle of Secondary Education and 108 students from the 9th Grade of the aforementioned School. The solution to the research problem was given by fulfilling the objective of developing a methodological alternative based on experiments with the use of alternative materials to improve the motivation for learning Chemistry in the 1st Cycle of Secondary Education. The tasks defined in the work were accomplished with the combined application of theoretical, empirical and statistical methods, taking into account the engendered descriptive research design. Having done this, the idea became clear that experiments using alternative materials can be a good alternative to improve students' motivation to learn Chemistry, if well explored.
Keywords: experimentos
ensino da Química
motivação e aprendizagem
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 21-Jan-2022
Appears in Collections:Ensino da Química / Chemistry Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Química- António Tchavango e Vicente Nevanza.pdfAntónio Tchavango e Vicente Nevanza885.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.