Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/305
Title: Desenvolvimento E Implementação De Uma Sequência Didáctica Para A Abordagem De Temáticas Da Educação Ambiental Nas Aulas De Química Na 10ª Classe
Creator: Tchipuambi, Luciana Nangumba
First Advisor: Pedro, Francisco
Abstract: A escola é o local ideal para consciencializar os alunos de que o futuro da humanidade depende do convívio harmónico do homem com a natureza. Com base nisso, a escola deve trabalhar com atitudes, com criação de valores, habilidades e procedimentos, buscando uma educação que valorize o comportamento ambientalmente correcto. A Química é uma disciplina que pode ser explorada em temas geradores para a Educação Ambiental. Devido à insuficiência de temáticas da Educação Ambiental no processo no ensino-aprendizagem das aulas de Química da 10ª Classe do II Ciclo do Ensino Secundário do Curso Ciências Físicas e Biológicas do Complexo Escolar “Dr Rui Luís Falcão Pinto de Andrade” de Moçâmedes, foi proposta uma sequência didáctica que parte da realidade do aluno, para auxiliar os professores de Química a identificar temáticas de Educacação Ambiental nos conteúdos leccionados durante as aulas. Para alcançar o objectivo proposto, foram utilizados métodos teóricos, empíricos, estatísticos e validação da implementação da sequência por t-Student. Com o exemplo da implementação da sequência didáctica proposta espera-se encorajar os professores de Química a explorarem e identificarem alguns temas geradores de temáticas de Educação Ambiental a partir dos conteúdos que leccionam e implementá-los em actividades extraescolares.
Abstract: The school is the ideal place to make students aware that the future of humanity depends on the harmonious coexistence of man with nature. Based on this, the school must work with attitudes, with the creation of values, skills and procedures, seeking an education that values ​​environmentally correct behavior. Chemistry is a discipline that can be explored in generating themes for Environmental Education. Due to the insufficiency of Environmental Education themes in the teaching-learning process of the Chemistry classes of the 10th Grade of the Second Cycle of Secondary Education of the Physical and Biological Sciences Course of the School Complex “Dr Rui Luís Falcão Pinto de Andrade” of Moçâmedes, a proposal was made a didactic sequence that starts from the student's reality, to help Chemistry teachers to identify Environmental Education themes in the contents taught during classes. To achieve the proposed objective, theoretical, empirical, statistical methods and validation of the implementation of the sequence by t-Student were used. With the example of implementing the proposed didactic sequence, it is expected to encourage Chemistry teachers to explore and identify some themes that generate Environmental Education themes from the contents they teach and to implement them in extracurricular activities.
Keywords: Temas geradores de Educação Ambiental
Ensino da Química
Actividades extraescolares
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 25-Feb-2022
Appears in Collections:Ensino da Química / Chemistry Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Química-Luciana Nangumba Tchipuambi.pdfLuciana Nangumba Tchipuambi1.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.