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Title: Sugestões Metodológicas Para A Abordagem Da Educação Sexual No Tema 4 “ Saúde E Vida Reprodutiva” Na Disciplina De Ciências Da Natureza Da 6ª Classe
Creator: Muquinda, Samuel Kassinda
First Advisor: Moyo, Abdelaziza I.
Abstract: O presente trabalho foi realizado na Escola do Ensino Primário nº 59 e tem como principal objectivo central apresentar estratégias metodológicas para abordagem da educação sexual no tema 4 “ saúde e vida reprodutiva” na disciplina de ciências da natureza da 6ª classe”.” Do qual traçou-se por objectivos específicos: diagnosticar as opiniões dos professores sobre a abordagem da educação sexual no ensino primário; identificar as estratégias usadas pelos professores na abordagem da educação sexual no ensino primário e propor estratégias metodológicas para abordagem da educação sexual no tema 4 na disciplina de ciências da natureza na 6ª classe”.” Para o alcance dos objectivos se fez recurso ao tipo pesquisa-acção baseada no paradigma misto, o qual foi aplicado um inquérito por questionário a 10 professores que leccionam a 6ª classe”.” Os resultados mostram que os professores apresentam um bom nível de conhecimento relativamente a sexualidade já que 66,6% dos professores considera ter alto domínio da matéria”.” Embora 50% dos professores afirmam que têm abordado temas relativos a educação sexual, o facto de existir professores que afirmam não fazer, e o facto de também 50% afirmar existir um certo receio em abordar o tema, demonstra que na instituição escolar, os professores devem ser devidamente capacitados e preparados para esta função, respondendo às dúvidas que as crianças apresentarem”.” Também foi possível constatar que 66,6% dos professores consideram que existe uma idade certa para se falar da temática sexualidade, por isso, atendendo que às manifestações de sexualidade da criança acontece em todas etapas da vida, sugere-se um acompanhamento e a orientação adequados através des cursos de formação continuada em serviço para habilitar os professores em relação a este assunto, incluindo-o nos seus programas, considerado indispensável à formação e à informação dos alunos permitindo assim a formação integral como indivíduo”.”
Abstract: The present work was carried out at Escola do Ensino Primário nº 59 and its main central objective is to present methodological strategies for approaching sex education in theme 4 “health and reproductive life” in the subject of natural sciences of the 6th grade”. Which had specific objectives: to diagnose the teachers' opinions about the approach to sex education in primary education; identify the strategies used by teachers in approaching sex education in primary education and propose methodological strategies to approach sex education in theme 4 in the subject of natural sciences in the 6th grade”. In order to achieve the objectives, action-research was used based on the mixed paradigm, in which a questionnaire was applied to 10 teachers who teach 6th grade.” The results show that teachers have a good level of knowledge regarding sexuality, as 66.6% of teachers consider themselves to have a high mastery of the subject.” Although 50% of the teachers claim that they have addressed issues related to sex education, the fact that there are teachers who claim not to do so, and the fact that 50% also claim that there is a certain fear of addressing the topic, demonstrates that in the school institution, teachers must be duly trained and prepared for this function, answering the questions that the children present”. It was also possible to verify that 66.6% of the teachers consider that there is a right age to talk about the topic of sexuality, therefore, given that the manifestations of the child's sexuality occur at all stages of life, monitoring and guidance is suggested. adequate through in-service continuing education courses to qualify teachers in relation to this subject, including it in their programs, considered essential for training and informing students, thus allowing integral training as an individual”.
Keywords: Estratégias metodológicas
educação sexual,
ensino primário
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 25-Sep-2022
Appears in Collections:Ensino da Biologia / Biology Teaching

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