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Title: Educação Voltada Para A Sustentabilidade: Principios E Práticas No Complexo Escolar 8 De Março - Tchavola
Creator: Abel, Mateus T. Gabriel
Gando, Teresa Joana
First Advisor: Moyo, Abdelaziza I.
Abstract: O presente trabalho tem como objectivo central discutir as potencialidades e limites do uso do ambiente escolar como forma de difundir princípios e práticas sustentáveis, buscou-se uma reflexão com alunos da 8 ª Classe do I Ciclo do Ensino Secundário do Complexo Escolar 8 de Março na Tchavola, sobre o tema em questão. Desta forma, o estudo almeja contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e a actuarem na realidade sócio ambiental de um modo comprometido com a vida social e global do planeta. Os alunos apresentaram suas preocupações com a situação a qual vive o nosso planeta, porém são bastante acomodados na questão prática do assunto. Foi perceptível também, que ainda há falta de informação e que temas como sustentabilidade, ainda não fazem totalmente parte do vocabulário dos jovens inqueridos, deste modo, a educação não poderia deixar de participar das questões envolvendo o desenvolvimento sustentável, formar profissionais que valorizem as pessoas, o planeta e o trabalho de uma forma que respeite os limites da terra. A educação ambiental é o caminho para que cada individuo mude seus hábitos assumindo novas atitudes que levem a diminuição da degradação ambiental e que promovam a conservação e melhoria da qualidade de vida em harmonia com os recursos naturais. assim a educação ambiental é a chave para sustentabilidade, ela prepara as gerações. Um país instruído em termos de meio ambiente terá mais oportunidades de ser bem sucedido no seu desenvolvimento. Onde o significado do meio ambiente se não for atribuído adequadamente, o desenvolvimento fracassará
Abstract: The main objective of this work is to discuss the potentialities and limits of the use of the school environment as a way of disseminating sustainable principles and practices. Tchavola, on the subject in question. In this way, the study aims to contribute to the formation of conscious citizens, able to decide and act in the socio-environmental reality in a way that is committed to the social and global life of the planet. The students presented their concerns with the situation in which our planet lives, but they are quite accommodated in the practical issue of the subject. It was also noticeable that there is still a lack of information and that topics such as sustainability are not yet fully part of the vocabulary of the young people surveyed, therefore, education could not fail to participate in issues involving sustainable development, train professionals who value people , the planet and work in a way that respects the limits of the earth. Environmental education is the way for each individual to change their habits, assuming new attitudes that lead to a reduction in environmental degradation and that promote the conservation and improvement of the quality of life in harmony with natural resources. so environmental education is the key to sustainability, it prepares generations. A country educated in terms of the environment will have more opportunities to be successful in its development. Where the meaning of the environment if not assigned properly, development will fail
Keywords: Educação ambiental
sustentabilidade
escola
educação
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 24-Feb-2022
Appears in Collections:Ensino da Biologia / Biology Teaching

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