Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/345
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Milicinho, Anacrista da Florinda | - |
dc.creator | Fernandes, Diana Andreia Esteves | - |
dc.creator | Gottschalck, Diana Raquel Schneider | - |
dc.creator | Amorim, Filomena de Fátima Caldas Meleiro | - |
dc.creator | Teixeira, Manuel | - |
dc.creator | Vieira, Nilourdes Maria Lauriano | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-12T12:28:33Z | - |
dc.date.available | 2023-07-12 | - |
dc.date.available | 2023-07-12T12:28:33Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/345 | - |
dc.description.abstract | Este livro é da responsabilidade de seis mestres em Tecnologia Educação, uma das áreas de especialização do Mestrado em Ciências da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (IE- UMinho). Foram estes ex-estudantes que tomaram a iniciativa deste empreendimento, organizando o livro e sendo autores dos respetivos capítulos. É primeira vez que tal sucede desde a criação desta área de especialização, com 1a edição a ser lançada no já longínquo ano de 1991-1992, fazendo, portanto, em outubro deste ano (2021), 30 anos que a Tecnologia Educativa entrou em funcionamento, a nível de pós- graduação (mestrado) no IE-UMinho. Assim, em primeiro lugar, parabéns a estes Mestres que tiveram a amabilidade de me convidarem para fazer o prefácio do livro, convite que muito me honrou, e aceitei com muito agrado, pois tendo sido o coordenador da edição do mestrado que frequentaram (anos letivos de 2016 a 2018), recordei-me imediatamente deles como um grupo muito empenhado e que soube constituir-se como uma verdadeira comunidade aprendizagem, com efetiva partilha de conhecimentos e experiências, não obstante residerem em continentes e países diferentes. Com efeito, funcionando o mestrado na modalidade b-learning (desde a edição do ano de 2009-2010), durante a componente online os estudantes residiam em diferentes localidades de Portugal, Brasil,Angola e Moçambique. Mas, como as distâncias geográficas não existem no ambiente virtual, tal não foi impedimento que o sentimento de pertença a um grupo (comunidade aprendente) se fortalecesse. Claro que, como seres humanos, apreciámos a presença face a face, e todos tivemos essa opotunidade de a vivenciar no momento presencial do mestrado, a qual era já muito desejada pelas relações sociais e afetivas que já se vinham criando no mundo virtual. Como disse recentemente Manuel Castells (2020) “nosso mundo é e será necessariamente híbrido, feito de realidade carnal e realidade virtual. É uma cultura da virtualidade real, porque essa virtualidade é uma dimensão fundamental da nossa realidade”1 (https://www.fronteiras. com/artigos/o-digital-e-o-novo-normal). Estes mestres, organizadores e autores de capítulos deste livro, com suas pesquisas aqui relatadas, mostram que adquiriram na plenitude uma das competências do mestrado: investigar em educação. Precisamente, um dos objetivos do mestrado destina-se a “fomentar o desenvolvimento de capacidades para a investigação e inovação no domínio da Tecnologia Educativa”, e, dentro das três competências a prosseguir (investigação em educação; inovação; e profissionais), a investigação traduz-se na capacidade de: aprofundamento teórico e prático de metodologias de investigação; análise de estudos de investigação; construção e desenvolvimento de projetos de investigação; e, apresentação e discussão de resultados de investigação. Para além de todos os autores já terem defendido seus projetos de dissertação (nos ano de 2018 e 2019), aprovados com altas classificações, trazem-nos, neste livro, quatro pesquisas novas, e duas que, assentando nas dissertações, afloram derivações para os tempos que estamos a viver. Ou seja, estes seis mestres, que durante a frequência curricular do mestrado se constituíram como comunidade aprendente acrescentam, agora, a dimensão... | pt |
dc.language | por | pt |
dc.publisher | Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla | pt |
dc.relation.ispartof | Tecnologias de informação e comunicação ao serviço da educação em tempos de Covid-19: relatos de experiências educativas no espaço luso-afro-brasileiro. | pt |
dc.rights | Acesso Aberto | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Ensino | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Educação a distância | pt |
dc.subject | Pandemia | pt |
dc.subject | Escola | pt |
dc.title | Tecnologia de Informação e Comunicação ao Serviço da Educação em Tempos de COVID-19: relatos de experiências educativas no espaço luso-afro-brasileiro | pt |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt |
dc.description.resumo | Este livro é da responsabilidade de seis mestres em Tecnologia Educação, uma das áreas de especialização do Mestrado em Ciências da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (IE- UMinho). Foram estes ex-estudantes que tomaram a iniciativa deste empreendimento, organizando o livro e sendo autores dos respetivos capítulos. É primeira vez que tal sucede desde a criação desta área de especialização, com 1a edição a ser lançada no já longínquo ano de 1991-1992, fazendo, portanto, em outubro deste ano (2021), 30 anos que a Tecnologia Educativa entrou em funcionamento, a nível de pós- graduação (mestrado) no IE-UMinho. Assim, em primeiro lugar, parabéns a estes Mestres que tiveram a amabilidade de me convidarem para fazer o prefácio do livro, convite que muito me honrou, e aceitei com muito agrado, pois tendo sido o coordenador da edição do mestrado que frequentaram (anos letivos de 2016 a 2018), recordei-me imediatamente deles como um grupo muito empenhado e que soube constituir-se como uma verdadeira comunidade aprendizagem, com efetiva partilha de conhecimentos e experiências, não obstante residerem em continentes e países diferentes. Com efeito, funcionando o mestrado na modalidade b-learning (desde a edição do ano de 2009-2010), durante a componente online os estudantes residiam em diferentes localidades de Portugal, Brasil,Angola e Moçambique. Mas, como as distâncias geográficas não existem no ambiente virtual, tal não foi impedimento que o sentimento de pertença a um grupo (comunidade aprendente) se fortalecesse. Claro que, como seres humanos, apreciámos a presença face a face, e todos tivemos essa opotunidade de a vivenciar no momento presencial do mestrado, a qual era já muito desejada pelas relações sociais e afetivas que já se vinham criando no mundo virtual. Como disse recentemente Manuel Castells (2020) “nosso mundo é e será necessariamente híbrido, feito de realidade carnal e realidade virtual. É uma cultura da virtualidade real, porque essa virtualidade é uma dimensão fundamental da nossa realidade”1 (https://www.fronteiras. com/artigos/o-digital-e-o-novo-normal). Estes mestres, organizadores e autores de capítulos deste livro, com suas pesquisas aqui relatadas, mostram que adquiriram na plenitude uma das competências do mestrado: investigar em educação. Precisamente, um dos objetivos do mestrado destina-se a “fomentar o desenvolvimento de capacidades para a investigação e inovação no domínio da Tecnologia Educativa”, e, dentro das três competências a prosseguir (investigação em educação; inovação; e profissionais), a investigação traduz-se na capacidade de: aprofundamento teórico e prático de metodologias de investigação; análise de estudos de investigação; construção e desenvolvimento de projetos de investigação; e, apresentação e discussão de resultados de investigação. Para além de todos os autores já terem defendido seus projetos de dissertação (nos ano de 2018 e 2019), aprovados com altas classificações, trazem-nos, neste livro, quatro pesquisas novas, e duas que, assentando nas dissertações, afloram derivações para os tempos que estamos a viver. Ou seja, estes seis mestres, que durante a frequência curricular do mestrado se constituíram como comunidade aprendente acrescentam, agora, a dimensão... | pt |
dc.publisher.country | Angola | pt |
dc.publisher.initials | ISCED-Huíla | pt |
dc.subject.cnpq | Área de Pesquisa::Ciências Exactas e Naturais | pt |
Appears in Collections: | Tecnologias de Informação e Comunicação / Information and Communication Technologies |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tecnologias-informacao - Manuel Teixeira e equipa.pdf | 2.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.