Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/346
Title: Introdução de um Software Educativo Multimídia como Auxílio nas Aulas da Cadeira de Informática Básica na 10ª Classe do Instituto Politécnico do Balombo.
Creator: Ndalu, Fernanda Vondila Capatenla Correia
First Advisor: Chipi, Agostinho
Abstract: Atualmente o mundo está dominado pela informação, as empresas procuram a tecnologia da informação para permanecerem cada vez mais competitivas e organizadas, pois a informatização nos proporciona tomar decisões rápidas com dados precisos no momento correcto. Justificação da escolha do tema: verificou-se que o computador é uma nova tecnologia presente em vários momentos de nosso dia-a-dia e pode ser aplicado no processo de ensino e aprendizagem, quando servindo de auxílio directo do professor em suas tarefas de avaliação, por exemplo, o diário escolar. Diante do Instituto Politécnico do Balombo, local de realização da pesquisa, a necessidade de implantação desse tipo de software foi identificada quando os antigos procedimentos tradicionais já não estavam mais sendo tão eficientes. Desta forma foi constatado que esta instituição de ensino vive um momento paradoxal numa era de transformações rápidas, com profundos reflexos em todas as dimensões da vida social, tornando-se necessário a informatização do ensino da informática. Deste modo levantou-se o seguinte problema de investigação: Como auxiliar a aprendizagem dos conteúdos da cadeira de Informática Básica nos estudantes da 10ªclasse do I.P do Balombo através do uso das novas tecnologias baseada num Software Educativo? A investigação teve como objectivo “Elaborar uma multimédia para auxiliar as aulas de Informática. Foram usados os métodos Teóricos e Empíricos. Para a materialização desta proposta, foi desenvolvido um aplicativo multimédia, utilizando a plataforma de desenvolvimento Multimédia Builder 4.9.8. e uma engenharia de protótipo
Abstract: Today the world is dominated by information, companies are looking for information technology to remain increasingly competitive and organized, because computerization allows us to make quick decisions with accurate data at the right time. Justification of the choice of the theme: it was found that the computer is a new technology present in various moments of our day-to-day lives and can be applied in the teaching and learning process, when serving as a direct aid to the teacher in his assessment tasks , for example, the school diary. In front of the Polytechnic Institute of Balombo, where the research was carried out, the need to implement this type of software was identified when the old traditional procedures were no longer being as efficient. Thus, it was found that this educational institution is experiencing a paradoxical moment in an era of rapid changes, with profound reflexes in all dimensions of social life, making it necessary to computerize the teaching of computer science. Thus, the following research problem arose: How to help the learning of the contents of the Basic Computer course in the students of the 10th class of Polytechnic Institute of Balombo through the use of new technologies based on an Educational Software? The research aimed to “Develop a multimedia to assist computer classes. Theoretical and Empirical methods were used. For the materialization of this proposal, a multimedia application was developed, using the Multimedia Builder 4.9.8 development platform. and prototype engineering
Keywords: Multimídia
Informática
Software
Ensino
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 22-Mar-2021
Appears in Collections:Informática Educativa / Educational Informatics

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernada Vondila - versão final.pdf4.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.