Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/347
Title: Proposta de Inclusão da Disciplina de Programação Para Dispositivos Móveis no 4º Ano do Curso de Informática Educativa: Um estudo de caso realizado no Instituto Superior de Ciências de Educação
Creator: Tchinanga, António Manuel Jundo
António, Joelma Yara Marite dos Reis
First Advisor: Chipi, Agostinho
Abstract: O presente trabalho visa propor a inclusão da disciplina de Programação para dispositivos móveis no 4º do curso de Informática Educativa no ISCED-HUÍLA, para contribuir no melhoramento do processo de ensino e de aprendizagem e deste modo aprimorar, a elaboração de projectos tecnológicos dos estudantes. As disciplinas de programação de aplicações no ISCED da Huíla, são incluídas na componente técnica, tecnológica e prática do Curso de Informática Educativa, cujos objectivos principais consistem em desenvolver aplicações com interfaces gráficas em ambiente de desenvolvimento de linguagem de alto nível, dominar os elementos necessários da linguagem para desenvolver aplicações avançadas com bases de dados. O estudante de Informática deve ser um profissional com espírito crítico, com as últimas tendências do momento, com ampliada formação informática, pedagógica, humana, ética, propiciando entre os estudantes a auto aprendizagem e o aprender a aprender, procurando a sua formação integral com valores como a autonomia, a responsabilidade e solidariedade. Nesta senda e tendo em conta ao devido crescimento e mundanas tecnológicas, afirma-se que a inserção da disciplina de programação para dispositivos móveis permitirá maior motivação por parte dos estudantes e deste modo melhorar significativamente a sua aprendizagem, integrando a teoria com a prática e abrir oportunidades para os mesmos priorizar e levantar estudos que objectivam o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação TICs, bem como minimizar alguns problemas existente na sociedade. Saber desenvolver actividades de extensão e serviços a comunidade educativa e a comunidade em general, em aspectos como assessorias, prestação de serviços, capacitação no uso de hardware e software é uma das qualidades destes profissionais
Abstract: The present work aims to propose the inclusion of the discipline of Programming for mobile devices in the 4th of the Educational Informatics course at ISCED-HUÍLA, to contribute to the improvement of the teaching and learning process and In this way improve, the elaboration of technological projects of the students. The application programming disciplines at ISCED of Huíla, are included in the technical, technological and practical component of the Educational Informatics Course, whose main objectives are to develop applications with interfaces graphics in high-level language development environment, master the Necessary elements of the language to develop advanced applications with databases. The student of Informatics must be a professional with spirit critical, with the latest trends of the moment, with expanded formation informatics, pedagogical, human, ethical, providing among students the self learning and learning to learn, seeking their integral formation with values such as autonomy, responsibility and solidarity. On this path and In view of the due growth and technological mundanes, it is stated that the Insertion of the discipline of programming for mobile devices will allow greater motivation on the part of students and thus significantly improve the their learning, integrating theory with practice and opening up opportunities for same prioritize and raise studies that objectify the advancement of the Technologies of Information and Communication ICTs, as well as minimizing some problems existing in society. Know how to develop extension activities and services to educational community and the community in general, in aspects such as advice, provision of services, training in the use of hardware and software is One of the qualities of these professionals
Keywords: Programação
dispositivos móveis
processo de ensino aprendizagem
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 23-Feb-2019
Appears in Collections:Informática Educativa / Educational Informatics

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de final do curso final.pdf803.72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.