Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/348
Title: Introdução de Conceitos de Programação de Computadores nos Cursos de Formação de Professores do II Ciclo do Ensino Secundário Com O Scratch
Creator: Sacutele, Eugénio Sacutele
First Advisor: Manuel, Eugénio José Manuel
Abstract: Entre as tendências educativas para o século XXl a introdução de conceitos da programação de computadores na Educação de base é cada vez maior. Países de referências em inovação escolar como a Finlândia, Austrália e Estónia têm introduzido a prática da programação em suas bases curriculares, garantindo que as novas gerações sejam letradas no universo digital. Neste sentido, para este trabalho investigou-se a via ou método de introdução de conceitos de programação de computadores no Magistério Secundário do Lubango, com o objectivo de identificar e elaborar uma proposta de ensino de programação de computadores contribuindo no processo de ensino e aprendizagem no uso das tecnologias de informação e comunicação, com isso ajudar o desenvolvimento do pensamento lógico dos alunos. A metodologia adoptada foi a investigação-acção que facilitou desenvolver a consciência situacional sobre a falta de conceitos de programação de computadores neste nível. Na fundamentação teórica, abordamos de forma resumida sobre o ensino, aprendizagem, algoritmo, programação e sua importância na educação. Os resultados do estudo nos demostraram que a prática de programação será certamente uma maneira de compreender e desenvolver o pensamento computacional, entretanto urge a necessidade da introdução dos conceitos de programação no Magistério Secundário do Lubango. Em suma, para que a materialização da proposta ocorra sem sobressaltos, sugere-se a revisão do conteúdo programático da disciplina de informática dada no primeiro ano do ensino secundário e dar sequência no segundo ano com a introdução dos conceitos de programação de computadores
Abstract: Among the educational trends for the 21st century, the introduction of computer programming concepts in Basic Education is increasing. Reference countries in school innovation such as Finland, Australia and Estonia have introduced the practice of programming in their curricular bases, ensuring that new generations are literate in the digital universe. In this sense, for this work we investigated the way or method of introducing computer programming concepts in the Secondary School of Lubango, with the aim of identifying and developing a proposal for teaching computer programming contributing to the teaching and learning process in the use of information and communication technologies, thus helping the students to develop their logical thinking. The methodology adopted was action research which facilitated the development of situational awareness about the lack of computer programming concepts at this level. In the theoretical foundation, we briefly address teaching, learning, algorithm, programming and its importance in education. The results of the study showed us that the practice of programming will certainly be a way to understand and develop computational thinking, however there is an urgent need to introduce the concepts of programming in the Secondary School of Lubango. In short, in order for the proposal to materialize smoothly, the syllabus of the computer science subject given in the first year of secondary education must be reviewed and followed in the second year with the introduction of computer programming concepts.
Keywords: Programação de computadores
Ensino - aprendizagem e Software Scratch.
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 21-Jul-2021
Appears in Collections:Informática Educativa / Educational Informatics

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de Licenciatura_Eugénio Sacutele format a.pdf1.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.