Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/354
Title: Implementação da Sala de Aula Invertida na Disciplina de Informática do Liceu Nº 412 no Município de Quipungo
Creator: Cilanda, Nicifon Duarte Paulino
Chunga, Valter Bernardo Tchipoque
First Advisor: Teixeira, Manuel
Abstract: Neste trabalho propôs-se investigar sobre a implementação da sala de aula Invertida na disciplina de Informática do Liceu nº 412 no Município de Quipungo. A sala de aula invertida é uma estratégia de ensino que altera a lógica de organização tradicional da sala de aula. O principal objectivo dessa abordagem, em linhas gerais, é que o aluno tenha prévio acesso ao material de ensino e quando for para a sala de aula possa debater o conteúdo com os colegas e o professor, e é privilegiado o conteúdo em forma de vídeo aula. O mesmo foi concebido mediante o problema “Que estratégia de ensino pode ser proposta para a disciplina de Informática, tendo em consideração a falta de computadores no Liceu nº 412 no Município do Quipungo?”. O estudo é de natureza qualitativa e orientada mediante a pesquisa acção. A população foi constituída por 165 alunos e a amostra de 56 alunos da 10ª classe que frequentam a disciplina de Informática no Liceu nº 412 no Município de Quipungo. O instrumento de recolha de dados foi inquérito por questionário. O resultado deste estudo nos mostra que há vontade por parte dos alunos em receber as vídeos aulas e aprender mediante as vídeos aulas, mas na sua maioria não têm os meios informáticos ou dispositivos digitais para receber e assistir a vídeo aula. Face aos alunos que tinham os dispositivos para receber e assistir os vídeos, o estudo concluiu que esta estratégia melhora o processo de ensino e aprendizagem da Informática em escolas sem a sala de Informática.
Abstract: In this work, we investegated the implementation of the in verted classroom in the computer subject at Liceu 412 in municipality of Quipungo. The inverted classroom is a teaching strategy that changes the traditional logic of the classroom organization. The main objective of this approach in general lines, is that student has prior access to teaching material and when it is for the classroom to discuss content with colleagues and the teacher, the contentes in form of vídeo class for is privileged. In which it is designed by the problem ‘’ what teaching strategy can be proposed for the computer subject, taking into account the lack of computers in the Liceu 412 in the Quipungo municipality?’’ The study is qualitative and oriented nature through research action. The population was corporated by 165 students and the sample was 56 students in grade 10 who attend computer science class at Liceu 412 in the Quipungo municipality. The data collection instrument was inquiry by questionnaire. The result of this study shows us that there are will of students in having video classes and learn. Dealing with students who had the devices to have and watch the vídeos, the study concluded that this strategy improves the teaching and learning processo of computer science in schools without computer room.
Keywords: Informática
Sala de aula Invertida
Vídeo-aulas
Electronic data
Inverted classroom
Vídeo classes
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 19-Mar-2023
Appears in Collections:Informática Educativa / Educational Informatics

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INFORMÁTICA_Nicifon_Cilanda_&_Valter_Chunga_Revisto.pdf1.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.