Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/357
Title: Construção e Implementação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para Ensino a Distância da Disciplina Desenho de Página Web do Curso de Informática Educativa do ISCED- HUÍLA
Creator: Chipalanga, Bernardo Capala Miranda
Teixeira, Manuel
First Advisor: Matias, Bernardo Filipe
Abstract: No sentido de contribuir para a evolução, inovação e a integração das TIC no ensino superior, desenvolvemos a presente investigação cuja problemática de investigação foi: Como desenvolver e implementar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para apoiar o ensino a distância online da disciplina de Desenho de Página Web (DPW) do Curso de Informática Educativa do ISCED Huíla? Para dar resposta ao problema em causa, foi feita inicialmente uma revisão bibliográfica referente à integração dos AVA no sistema de ensino. Diagnosticou-se o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de DPW do curso e instituição referenciados anteriormente, onde os resultados extraídos do diagnóstico destacam a necessidade de evolução no processo de ensino e aprendizagem, ressaltando a importância de incorporar novos modelos que estejam alinhados com as transformações trazidas pelas TIC na formação de professores e no aprimoramento dos métodos educativos. E definiu-se como objetivo de investigação: desenvolver e implementar um AVA utilizando a tecnologia MOODLE, para servir de plataforma de ensino a distância online da disciplina de DPW do Curso de Informática Educativa do ISCED – Huíla. Esta investigação foi desenvolvida mediante a pesquisa aplicada simples, envolveu um professor e cerca de 65 estudantes do 3o ano de Informática Educativa, sendo 45 estudantes na fase de diagnóstico da situação e 20 estudantes na fase de avaliação do AVA. Constituíram preocupações desta investigação, construir o AVA através do MOODLE e compreender a adequação do respetivo AVA no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de DPW. Após o desenvolvimento da plataforma, o professor da disciplina experimentou o AVA no referido processo de ensino e aprendizagem, ao longo de um semestre lectivo. E esta ação permitiu-nos avaliar, através de um questionário, o processo de ensino e aprendizagem da disciplina apoiada pelo AVA desenvolvido por nós. Dos resultados obtidos, salienta-se que a utilização da plataforma MOODLE se apresentou-se como uma solução eficaz para aprimorar o ensino presencial da disciplina de Desenho de Página Web. Conclui-se que a criação e implementação de um AVA baseado no MOODLE, no processo de ensino e aprendizagem, são passos fundamentais para aprimorar a qualidade da formação oferecida no Curso de Informática Educativa do ISCED-Huíla, e promover o ensino a distância online.
Abstract: In order to contribute to the evolution, innovation, and integration of ICT (Information and Communication Technology) in higher education, we conducted the present research, the research problem of which was: How to develop and implement a Virtual Learning Environment (VLE) to support online distance learning in the Web Page Design (WPD) discipline of the Educational Informatics Program at ISCED Huíla? To address this issue, we initially conducted a literature review concerning the integration of VLEs into the educational system. We diagnosed the teaching and learning process of the WPD discipline within the aforementioned program and institution, where the results extracted from the diagnosis highlighted the need for evolution in the teaching and learning process, emphasizing the importance of incorporating new models aligned with the changes brought by ICT in teacher training and educational methods enhancement. The research objective was defined as follows: to develop and implement a VLE using the MOODLE technology to serve as an online distance learning platform for the WPD discipline of the Educational Informatics Program at ISCED – Huíla. This research was conducted through a simple applied research approach, involving one professor and approximately 65 students in their third year of Educational Informatics, with 45 students in the diagnostic phase and 20 students in the VLE evaluation phase. Concerns of this research included constructing the VLE using MOODLE and understanding the suitability of the respective VLE in the teaching and learning process of the WPD discipline. After developing the platform, the professor tested the VLE in the aforementioned teaching and learning process over an academic semester. This action allowed us to evaluate the teaching and learning process of the discipline supported by the VLE we developed, using a questionnaire. The results obtained highlight that the use of the MOODLE platform proved to be an effective solution for improving the in-person teaching of the Web Page Design discipline. In conclusion, the creation and implementation of a VLE based on MOODLE in the teaching and learning process are fundamental steps to enhance the quality of education offered in the Educational Informatics Program at ISCED-Huíla and to promote online distance learning.
Keywords: Websites educativos
Plataforma MOODLE
Ensino a distância
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 8-Mar-2013
Appears in Collections:Informática Educativa / Educational Informatics

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INFORMÁTICA_Bernardo_Chipalanga_&_Manuel_Teixeira_2013.pdf3.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.