Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/363
Title: A Colocação dos Pronomes Átonos nas Produções Escritas dos Alunos da 11ª Classe do Instituto Politécnico do Lubango Nº 131
Creator: Ribeiro, Cristina Chitula
Silva, Indira G.M.F. da
First Advisor: Moreira, Licínio
Abstract: O presente trabalho, intitulado “A Colocação dos Pronomes Átonos nas Produções Escritas dos Alunos da 11ª classe do Instituto Politécnico do Lubango nº 131”, resulta de uma constatação das autoras, na qualidade de Encarregadas de Educação de alunos que a data frequentavam a 11a classe no instituto acima referido, na colocação de pronomes átonos nos seus mais variados contextos, tendo em conta os pressupostos gramaticais. Desta constatação notou-se variação significativa no critério de colocação, umas vezes mostrava-se adequada e em muitos outros contextos, indistintos. Deste modo, propusemo-nos levar a cabo uma investigação sobre a temática, tendo como objectivo geral: Analisar a forma como os alunos da 11a Classe do Instituto Politécnico do Lubango no 131 colocam os pronomes átonos nas suas produções escritas; sendo que os objectivos específicos passavam por: Identificar a colocação pronominal nas produções escritas dos alunos da 11a classe; Verificar os contextos de ocorrência de maior variação (ênclise ou próclise); Elaborar sugestões metodológicas que facilitassem a aprendizagem destes mesmos alunos na colocação dos pronomes átonos e forma escrita. O problema da investigação assentou na seguinte questão: como é que os alunos da 11ª Classe do Instituto Politécnico do Lubango nº 131 colocam os pronomes átonos nas suas produções escritas? A nossa análise foi feita de acordo com a teoria de Cunha e Cintra (1984), sobre a colocação dos pronomes, da qual resultaram os seguintes casos: Das 30 produções escritas analisadas dos alunos, constatou-se 9 ocorrências com a colocação dos pronomes, dos quais, 5 em posição de próclise e 4 em posição de ênclise. Em relação à próclise, os alunos usaram-na no lugar da ênclise e na ênclise encontramos uma frase onde o pronome desempenha a função de elemento nominal lhe e duas frases com o pronome clítico com comportamento de afixo derivacional e uma frase com o pronome com estatuto argumental e funcional assemelhando-se as teorias.
Abstract: This paper, entitled "The Placement of Unstressed Pronouns in the Written Productions of 11th Grade Students at the Polytechnic Institute of Lubango No. 131", is the result of the authors' observation, as the guardians of students who were attending 11th grade at the aforementioned institute, of the placement of unstressed pronouns in a wide variety of contexts, taking into account grammatical assumptions. This revealed a significant variation in the placement criteria, sometimes it was appropriate and in many other contexts it was indistinct. We therefore set out to carry out an investigation into the subject, with the general aim of: Analyzing the way in which 11th graders at the Polytechnic Institute of Lubango in 131 place unstressed pronouns in their written productions; and the specific aims were to: Identify pronominal placement in the written productions of 11th grade students; Check the contexts in which the greatest variation occurs (enclisis or proclisis); Develop methodological suggestions that would facilitate the learning of these same students in the placement of unstressed pronouns and written form. The research problem was based on the following question: how do 11th graders at the Polytechnic Institute of Lubango No. 131 place unstressed pronouns in their written productions? Our analysis was carried out according to Cunha and Cintra's (1984) theory on pronoun placement, which resulted in the following cases: Of the 30 written productions analyzed from the students, we found 9 occurrences with the placement of pronouns, of which, 5 in the proclisis position and 4 in the enclisis position. Regarding proclisis, the students used it instead of enclisis and in enclisis we found one sentence where the pronoun plays the role of the nominal element lhe and two sentences with the clitic pronoun behaving as a derivational affix and one sentence with the pronoun having an argumentative and functional status similar to the theories.
Keywords: Pronomes Átonos
Produções Escritas
Pronominalização
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 20-Aug-2021
Appears in Collections:Ensino da Língua Portuguesa / Portuguese Language Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A colocação dos pronomes átonos.pdf1.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.