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Title: Análise da Ortografia na Produção Escrita dos Alunos da 9ª Classe do Colégio nº 67 Mandume
Creator: Singu, Bernardo Tchimuku Tchiwila
First Advisor: Moreira, Licínio Luís Narciso de
Abstract: A produção escrita é um exercício fundamental de comunicação. Para isso, é preciso que seja bem feita. No entanto, ainda que se tem notado esforço de professores de língua portuguesa ensinarem as normas da ortografia, até indivíduos de ensino superior demonstram dificuldades inúmeras no acto de uso das habilidades de escrita. Tendo isso como razão principal, propomo-nos a desenvolver o tema «Análise da Ortografia na Produção Escrita dos Alunos da 9a Classe do Colégio n.º 67 Mandume», com objectivo central de examinar as dificuldades ortográficas nos textos produzidos por aqueles alunos. Para esse estudo, optamos pela pesquisa descritiva-analítica, sendo os métodos para isso a indução, a dedução e o bibliográfico. Do ponto de vista teórico, baseamo-nos na tipologia de erros ortográficos de Gomes, sendo esta escolha resultado da comparação desta tipologia com as de Gregg e de Pedro. A população estudada foi de textos de 80 alunos, cuja amostra foi de textos de 16 alunos (correspondente a 20%). Da análise dos textos da nossa amostra, obtivemos erros ortográficos a nível da morfossintaxe (129; 27%), da acentuação (112; 24%) e da pontuação (164; 34%), com destaque para o uso de maiúscula (dos erros morfossintácticos, correspondem a 36%). Para minimização de tais erros, propomos algumas actividades pedagógicas mais dinâmicas, interactivas e modernas, que despertem a motivação dos alunos para a aprendizagem, das quais: caderno de actividades de ortografia e cartilha de palavras fonética e graficamente próximas ou iguais. As principais conclusões foram que as maiores dificuldades ortográficas dos alunos se centram nas áreas gramaticais de fonética, morfologia e sintaxe; que o pouco conhecimento das regras da ortografia é o principal causador das dificuldades ortográficas apresentadas pelos alunos do estudo; que os professores, mediadores do processo de ensino-aprendizagem, devem pautar-se por dinâmicas novas de aprendizagens, em que estimulem a participação e desenvoltura dos alunos, de modo que estes consigam superar todas as dificuldades ortográficas apresentadas nos seus textos.
Abstract: Written production is a fundamental exercise in communication. For that, it has to be done well. However, even though portuguese language teachers have made efforts to teach spelling rules, even higher education individuals demonstrate numerous difficulties in the act of using writing skills. With this as the main reason, we propose to develop the theme «Analysis of Orthography in the Written Production of Students of the 9th Grade of College no 67 Mandume», with the main objective of examining the orthographic difficulties in the texts produced by those students. For this study, we opted for a descriptive-analytical research, using induction, deduction and bibliographic methods. From a theoretical point of view, we based ourselves on the typology of spelling errors by Gomes, this choice being the result of a comparison of this typology with those of Gregg and Pedro. The population studied consisted of texts by 80 students, whose sample consisted of texts by 16 students (corresponding to 20%). From the analysis of the texts in our sample, we found spelling errors in terms of morphosyntax (129; 27%), accentuation (112; 24%) and punctuation (164; 34%), with emphasis on the use of capital letters (of the errors morphosyntactic, correspond to 36%). In order to minimize such errors, we propose some more dynamic, interactive and modern pedagogical activities, which arouse students' motivation for learning, such as: spelling activities notebook and booklet of phonetically and graphically close or the same words.
Keywords: Análise ortográfica
Produção escrita
Erros ortográficos
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 8-Apr-2022
Appears in Collections:Ensino da Língua Portuguesa / Portuguese Language Teaching

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