Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/365
Title: Análise Ortográfica do Texto Escrito dos Alunos da 4ª Classe da Escola Primária nº 200 do Lubango: Propostas Metodológicas
Creator: Ndele, Arminda da Glória N.
Bimbi, Teresa
First Advisor: Moreira, Licínio Luís Narciso de
Abstract: O trabalho intitulado, Análise Ortográfica do Texto Escrito dos Alunos da 4a Classe da Escola Primária no 200 do Lubango. Propostas Metodológicas, teve como objectivos: geral, contribuir com métodos pedagógico-didácticas capazes de auxiliar os professores a trabalhar com os alunos da 4a Classe na Disciplina de Língua Portuguesa com o fim de esses superarem as suas dificuldades ao nível da escrita; e específicos, (i) Identificar as dificuldades ortográficas dos textos elaborados pelos alunos; (ii) Descrever a natureza dos erros de escrita identificados, (iii) Propor métodos pedagógicos-didácticos para a superação das dificuldades ortográficas dos alunos da 4ª Classe. Levantámos a seguinte questão: Como contribuir para melhorar o ensino e a aprendizagem da escrita da língua portuguesa por alunos da 4ª classe da Escola Nº 200 do Lubango? Utilizamos as tipologias de Sousa e de Fonseca e categorizamos os erros diagnosticados nos seguintes termos: Acentuação gráfica, uso da maiúscula e minúscula, pontuação, erros de classe I, estes por sua vez foram subdivididos em três categorias: 1º omissão, 2º adição e 3º substituição. Analisámos os erros ortográficos frequentes nas cartas escritas pelos alunos da 4º classe, da Escola no 200. Tivemos uma população de 127 alunos, onde extraímos uma amostra de 20% equivalente a 25 alunos. A estratificação da mostra foi feita de forma aleatória. Os textos escritos pelos alunos permitiram-nos analisar os erros ortográficos e, ter conhecimento das áreas onde os alunos apresentam maiores dificuldades. Detectámos, assim, que as dificuldades dos alunos da 4a classe estão relacionadas com os erros da classe I com 160 ocorrências, o uso dos sinais de pontuação com 141 ocorrências, a acentuação gráfica de palavras com 81 ocorrências e por último o uso da maiúscula e minúscula com 56 ocorrências.
Abstract: The work entitled, Orthographic Analysis of the Written Text of 4th Grade Primary School Pupils in Lubango 200. Methodological Proposals, had the following objectives: (i) to contribute with pedagogical-didactic methods capable of helping teachers to work with 4th graders in the Portuguese language subject in order to overcome their difficulties in writing; and (ii) to identify the orthographic difficulties of the texts written by the students; (iii) to propose pedagogical-didactic methods for overcoming the orthographic difficulties of 4th graders. We raised the following question: How can we contribute to improving the teaching and learning of Portuguese writing by 4th graders at School No 200 in Lubango? We used Sousa and Fonseca's typologies and categorized the diagnosed errors in the following terms: graphic accentuation, use of capital and lower case letters, punctuation, class I errors, which in turn were subdivided into three categories: 1st omission, 2nd addition and 3rd substitution. We analyzed the frequent spelling mistakes in letters written by 4th graders at School No. 200. We had a population of 127 students, from which we drew a 20% sample equivalent to 25 students. The sample was randomly stratified. The texts written by the students allowed us to analyze spelling mistakes and find out the areas in which the students had the greatest difficulties. We found that the difficulties of 4th graders are related to class I errors with 160 occurrences, the use of punctuation marks with 141 occurrences, the graphic accentuation of words with 81 occurrences and finally the use of capitalization with 56 occurrences.
Keywords: Ortografia
Erros de ortografia
Análise ortográfica
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 11-May-2021
Appears in Collections:Ensino da Língua Portuguesa / Portuguese Language Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análise ortográfica dos textos escritos.pdf459.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.