Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/368
Title: Coesão e Coerência Textual: O caso dos textos escritos pelos alunos da 7ª Classe do Colégio Nº 67 Mandume
Creator: Taca, Elísio Prazeres Thitongo
Lodeiro, Teresa Simone Monteiro Graça Ferreira
First Advisor: Moreira, Licínio Luís Narciso de
Abstract: O estudo sobre os textos escritos produzido pelos alunos da 7ª Classe do Colégio Nº 67 Mandume foi estabelecido por nós com base na hipótese da existência de dificuldades desses alunos produzirem textos com problemas de coesão e coerência. Desta forma, com o objectivo de analisar a coesão e coerência textual nas suas redacções e propormos algumas actividades que concorrem para a coesão e a coerência textual para minimizar as dificuldades apresentadas nos seus textos. Fomos ao I Ciclo do Ensino Secundário Colégio No 67 Mandume – Lubango recolher as composições da Prova Trimestral para verificar as dificuldades de escrita apresentadas nos textos dos alunos. A abordagem metodológica utilizada na pesquisa partiu de 259 provas, das quais foi extraída amostra de 12%, correspondendo a 32 provas seleccionadas através da tabela de números aleatórios. Nas provas apenas nos interessou a parte da redacção e foram analisadas tendo como instrumento de análise a coesão interfrásica por designar os elos coesivos que ligam os elementos do texto, isto é, de acordo com a classificação de Alves & Conde (2006, p. 51) e para analisar a coerência textual, que tem a ver com a lógica das ideias, servimo-nos, como instrumento de análise a coerência semântica e coerência sintáctica, a classificação proposta por Koch & Elias (2006, p. 196). Desta forma, foram detectados problemas de coesão interfrásica devido ao uso inadequado dos conectores, com maior incidência e muito significativo para a conjunção coordenativa copulativa e, com 43, %, que, em muitos casos, foi usado no lugar da forma verbal é. Foram detectados também problemas de incoerência sintáctica devido à selecção inadequada de itens lexicais na frase e devido à desorganização das estruturas com 43 ocorrências que perfez um total de 100%. Houve também problemas de incoerência semântica e esta foi provocada pela incoerência sintáctica, com 36 ocorrências que perfez total de 100%. Confirmam-se as dificuldades apresentadas pelos alunos que devem necessitar de tratamento através das propostas para amenizar esses problemas: jogo de leitura, exercício, recorte de palavras, a palavra certa e preenchimento de lacunas.
Abstract: The study on the written texts produced by students of the 7th Class of Colégio No 67 Mandume was established by us based on the hypothesis of the existence of difficulties of these students to produce texts with problems of cohesion and coherence. Thus, with the aim of analyzing textual cohesion and coherence in their writings and we propose some activities that contribute to textual cohesion and coherence to minimize the difficulties presented in their texts. We went to the 1st Cycle of Secondary Education Colégio No 67 Mandume – Lubango to collect the compositions of the Quarterly Test to verify the writing difficulties presented in the students' texts. The methodological approach used in the research was based on 259 tests, from which a 12% sample was extracted, corresponding to 32 tests selected through the table of random numbers. In the tests, only the editorial part interested us and they were analyzed using the interphrasing cohesion as an instrument of analysis by designating the cohesive links that link the elements of the text, that is, according to the classification by Alves & Conde (2006, p. 51) and to analyze textual coherence, which has to do with the logic of ideas, we use, as an instrument of analysis, semantic coherence and syntactic coherence, the classification proposed by Koch & Elias (2006, p. 196). Thus, interphrasal cohesion problems were detected due to the inadequate use of connectors, with a higher incidence and very significant for the copulative coordination conjunction and, with 43%, which, in many cases, was used in place of the verb form é. Syntactic inconsistency problems were also detected due to the inadequate selection of lexical items in the sentence and due to the disorganization of the structures with 43 occurrences, which made a total of 100%. There were also problems of semantic inconsistency and this was caused by syntactic incoherence, with 36 occurrences that made a total of 100%. The difficulties presented by the students who must need treatment are confirmed through proposals to alleviate these problems: reading game, word cutting exercise, the right word and filling in gaps.
Keywords: Coesão
Coerência Textual
Conectores de discurso
Texto
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 11-May-2022
Appears in Collections:Ensino da Língua Portuguesa / Portuguese Language Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Coesão e Coerência Textual.pdf627.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.