Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/369
Title: Emprego da Próclise nos Textos dos Alunos da 12ª Classe do Liceu no 1152 em Caconda
Creator: Calei, António Cassengue
First Advisor: Moreira, Licínio Luís Narciso de
Abstract: O trabalho intitulado ―Emprego da Próclise nos textos dos Alunos da 12ª Classe do Liceu nº 1152 em Caconda‖ tem como questão de pesquisa: Como os alunos da 12ª Classe do Liceu nº 1152 em Caconda empregam a próclise nos seus textos? Para responder a esta questão de pesquisa supracitada, formulou-se o seguinte objectivo geral: Contribuir para o estudo da próclise nos textos dos alunos da 12a classe do Liceu no 1152 em Caconda. Desenvolvemos uma teoria de emprego da próclise com base em Cunha e Cintra (1984), Costa e Gil (1997), Mapasse (2005), Brito (2012), Miguel (2014), César (2014), Ulanowicz (2020), porém, para a análise de dados servimo-nos da teoria de Azeredo, Pinto e Lopes (2014) e de acordo com estes autores, o pronome pessoal, nas formas de complemento, precede a forma verbal (em próclise) quando haver um elemento que atrai o pronome para antes do verbo. Após análise dos dados, descobrimos que nenhum caso foi encontrado relacionado à temática 1, temática 2, temática 4 e temática 6. Na temática 3 encontramos quatro (4) casos e na temática 5 encontramos dois (2) casos. Concluímos, fundamentalmente, que a maior parte dos casos encontram-se na temática 3 onde o aluno coloca os pronomes ―se e nos‖ em posição pós-verbal quando deveria colocar em posição pré-verbal porque se trata de orações subordinadas. A primeira, trata-se de uma oração subordinada adverbial causal, a segunda, trata-se de uma oração subordinada adjectiva, a terceira, trata-se de uma oração subordinada substantiva predicativa e a quarta, trata-se de uma oração subordinada adjectiva. Os outros dois casos pertencem à temática 5 com os advérbios ―como e ainda‖, onde o aluno coloca os pronomes ―se e me‖ em posição pós-verbal quando deveria colocar em posição pré-verbal porque se trata de orações com advérbios sem pausa.
Abstract: The work entitled ―Employment of Proclysis in the texts of Students of the 12th grade of Lyceum no 1152 in Caconda‖ has as research question: How do the students of the 12th grade of Lyceum no 1152 in Caconda use proclisis in their texts? To answer this aforementioned research question, the following general objective was formulated: Contribute to the study of proclisis in the texts of students in the 12th grade of Lyceum no 1152 in Caconda. We developed a theory of use of proclisis based on Cunha and Cintra (1984), Costa and Gil (1997), Mapasse (2005), Brito (2012), Miguel (2014), César (2014), Ulanowicz (2020), however , for data analysis we used the theory of Azeredo, Pinto and Lopes (2014) and according to these authors, the personal pronoun, in the complement forms, precedes the verbal form (in proclisis) when there is an element that attracts the pronoun para before the verb. After analyzing the data, we found that no case was found related to theme 1, theme 2, theme 4 and theme 6. In theme 3 we found four (4) cases and in theme 5 we found two (2) cases. We concluded, fundamentally, that most of the cases are found in theme 3 where the student puts the pronouns ―se e nos‖ in a post-verbal position when they should put it in a pre-verbal position because they are subordinate clauses. The first is a causal adverbial subordinate clause, the second is an adjective subordinate clause, the third is a predicative noun subordinate clause and the fourth is an adjective subordinate clause. The other two cases belong to theme 5 with the adverbs ―how and still‖, where the student puts the pronouns ―se e me‖ in a post-verbal position when they should put it in a pre-verbal position because they are clauses with adverbs without pause.
Keywords: Sintaxe
Morfologia
Pronomes
Pronominalização
Próclise
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 20-Apr-2022
Appears in Collections:Ensino da Língua Portuguesa / Portuguese Language Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMPREGO DA PRÓCLISE NOS TEXTOS DOS ALUNOS DA 12ª CLASSE.pdf1.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.