Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/372
Title: A leitura dos Alunos da 7ª Classe no Colégio nº 908 - Quilengues: Propostas Metodológicas
Creator: Mungondwe, Fernando Tchombe
First Advisor: Moreira, Licínio Luís Narciso de
Abstract: O trabalho, intitulado «Leitura dos alunos da 7ª classe no Colégio nº 908 – Quilengues: Propostas Metodológicas» surge da necessidade de complemento curricular no curso de Ensino de Língua Portuguesa. Os objectivos a alcançar são contribuir para o melhoramento da qualidade do ensino da leitura no Colégio no 908, o geral, específicos: caracterizar o colégio no 908; reflectir sobre a leitura; analisar os diversos aspectos da leitura dos alunos; propor estratégias de melhoria da leitura dos alunos. A questão de pesquisa levantada é: que nível de leitura apresentam os alunos do colégio no 908? O trabalho baseou-se nas ideias de Cruz (2007), Ramos & Naranjo (2013), Gonçalves (2013), Santos (2014), Silva & Fuza (2016), Pereira (2009), Azevedo (2007), Picanço & Vansiler (2014). A ficha de observação de leitura com os itens correcção na pontuação e entoação, influência da leitura, ritmo, expressividade e articulação foi elaborada com base nas teorias dos autores acima que foi aplicada nas turmas da 7ª A, B, C, D, E e F, regulares abrangendo 45 alunos de um total de 278. Os alunos apresentam dificuldades nos itens em referência e elas devem ser debeladas. A pesquisa mostra que as 6 turmas das 7a regulares observadas apresentam dificuldades de leitura nos itens: correcção na pontuação com 83,75%, enquanto 16,25% obedecem à pontuação; quanto à fluência da leitura 83,75%, apresentam fracassos, enquanto 16,25% são fluentes; relativamente ao ritmo, 74,4% não lêem de forma adequada, apenas 25,4% têm ritmo aceitável; na expressividade 81,9% têm dificuldades, somente 18,03% apresentam boas qualidades na entoação expressiva; na articulação 80,79%, possuem insuficiências e apenas 19,17% não possuem insuficiências. O Ministério da Educação deve alargar e acompanhar o processo de distribuição dos manuais aos alunos e os encarregados de educação precisam de prestar atenção a fim de que aos seus educandos não lhes faltem os manuais; orientar as escolas ao cumprimento rigoroso do número de alunos, de 35 por turma no sentido de evitar a superlotação de alunos nas salas de aulas para os professores conseguirem lidar com os alunos todos os dias da leitura.
Abstract: The work, entitled «Reading by 7th grade students at Colégio no 908 – Quilengues: Methodological Proposals», arises from the need for a curricular complement in the Portuguese Language Teaching course. The objectives to be achieved are: to contribute to the improvement of the quality of reading teaching at Colégio no 908, the general, specific: characterize the Colégio no 908; reflect on the reading; analyze the different aspects of students' reading; propose strategies to improve students' reading; the research question raised is: what reading level do students from school no 908 have? The work was based on the ideas of: Cruz (2007), Ramos & Naranjo (2013), Gonçalves (2013), Santos (2014), Silva & Fuza (2016), Pereira (2009), Azevedo (2007), Picanço & Vansiler (2014). The reading observation form with items: correction in punctuation and intonation, influence of reading, rhythm, expressiveness and articulation was elaborated based on the theories of the authors above, which had been applied in the 7th grade classes A, B, C, D, E and F, regular covering 45 students out of a total of 278. The students presented difficulties in the item’s correction in punctuation, reading fluency, rhythm, expressiveness and articulation, with 404.59% of negativity, these difficulties must be overcome and 95% were qualified. The research shows that, of the (6) classes of the 7th regular observed, they present reading difficulties from the point of view of correction in the punctuation 83.75%, 16.25% obey the punctuation, reading fluency 83.75%, 16.25 % are fluent, rhythm 74.4% 25.4% have acceptable rhythm, expressiveness 81.9%, 18.03% showed quality in expressive intonation, articulation 80.79%, and only 19.17% showed qualities. It is recommended that the Ministry of Education should expand and monitor the process of distribution of manuals to students and guardians need to pay attention so that their students do not lack the manuals; guide schools to strict compliance with the number of students of 35 for each class to avoid overcrowding students in classrooms so that teachers can deal with students every day of reading.
Keywords: Leitura
Metodologia da leitura
Descodificação
Compreensão da Leitura
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 20-Mar-2023
Appears in Collections:Ensino da Língua Portuguesa / Portuguese Language Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leitura dos alunos da 7ª classe do Colégio 908 - Quilengues.pdf506.74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.