Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/378
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCesário José Sanjambo Barbante, Fábio Ferrentini Sampaio-
dc.creatorAna Alexandre Pereira Robalo, Manuel Teixeira-
dc.date.accessioned2023-12-31T22:07:26Z-
dc.date.available2023-12-
dc.date.available2023-12-31T22:07:26Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/378-
dc.description.abstractThe historical and cultural, links as well as the sharing of the same language, rein- force the friendly and cooperative relations between Angola and Portugal. This study aims to present an overview of a partnership project for education and/or train- ing of technical staff in Angola. This is descriptive research, with a qualitative ap- proach. We opted for the techniques of document analysis and participant observa- tion. Considering the theoretical-conceptual framework of the project in question, the results of the analysis prove the continuation of the RETFOP project, having verified, however, the commitment of the entities and/or institutions involved. On the other hand, there are still challenges to be resolved, namely: participatory and inclusive management, and not wasting opportunities; in other words, we must make the most of this cooperation, essentially for Angola, which is in great need of human resources adapted for its development.pt
dc.languageporpt
dc.publisherInstituto Superior de Ciências de Educação da Huílapt
dc.relation.ispartofMedi@ções – Revista OnLine da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbalpt
dc.rightsAcesso Abertopt
dc.subjectAngolapt
dc.subjectPortugalpt
dc.subjectCooperação internacionalpt
dc.subjectEducação superiorpt
dc.subjectProjetopt
dc.subjectFinanciamentopt
dc.titleCooperação em educação e formação entre Angola e Portugal: Um olhar narrativo do projeto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissionalpt
dc.typeArtigo de Eventopt
dc.description.resumoAs ligações históricas e culturais, bem como a partilha do mesmo idioma, reforçam as relações de amizade e de cooperação entre Angola e Portugal. O presente estudo tem como objetivo apresentar um projeto-parceria de educação e/ou formação de quadros técnicos de Angola, a partir de duas das suas atividades: i) formação inicial de professores e ii) formação sequencial de professores . Trata-se de uma pesquisa de tipo descritiva, tendo uma abordagem qualitativa. Optou-se pelas técnicas da análise documental e observação participante. Considerando o marco teórico- conceptual sobre o projeto em questão, os resultados da análise revelam a prossecução do projeto RETFOP, tendo-se, no entanto, verificado o empenho das entidades e/ou instituições envolvidas. Por outro lado, há, ainda, desafios por resolver, nomeadamente: a gestão participativa e inclusiva, e o não desperdício das oportunidades; ou seja, deve-se tirar maior proveito possível desta cooperação, essencialmente para Angola, que muito precisa de recursos humanos qualificados para o seu desenvolvimento.pt
dc.publisher.countryAngolapt
dc.publisher.initialsISCED-Huílapt
dc.subject.cnpqCooperação Intenacional. Ensino Técnico e da Formação Profissionalpt
dc.citation.issuenº 2 - 2023pt
Appears in Collections:Tecnologias de Informação e Comunicação / Information and Communication Technologies

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Art.C.Barbante_F.Sampaio_A.Robalo_M.Teixeira.pdf600.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.