Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/379
Title: Análise da percepção dos professores do ensino superior em angola em torno do ensino remoto
Creator: Manuel Teixeira, Altina Ramos
Abstract: No advento da pandémico da COVID-19, a área da educação foi uma das mais afetadas e os governos orientaram a retoma das aulas mediante o ensino remoto. A situação referida no parágrafo anterior incentivou-nos a desenvolver este estudo com o objetivo de conhecer e descrever as perceções dos professores do ensino superior em Angola, face ao que foi denominado ensino remoto de emergência, obrigatoriamente implementado na época. O estudo direciona-se na perspetiva de descrever as condições tecnológicas e a proficiência dos professores no ensino em regime remoto. A metodologia do estudo inscreve-se numa perspetiva qualitativa. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário elaborado no Google Forms que abrangeu 67 participantes de catorze províncias de Angola, e dois registos de campo. A análise foi operacionalizada através de análise de conteúdo com apoio do NVivo. Os resultados do estudo indicaram que no ensino remoto de emergência em Angola houve muitas condicionantes, como a insuficiência da formação de professores para lecionar com as TIC, a falta de meios informáticos e de internet, e optou-se muito mais pelo ensino remoto elementar, réplica do ensino presencial, e aulas em dias facultativos ao longo de uma semana. Este estudo pode eventualmente contribuir para o estado da arte em torno da melhoria das condições tecnológicas, e de formação dos professores, do ensino superior em Angola, nas temáticas sobre Tecnologia Educativa.
Abstract: With the advent of the COVID-19 pandemic, education was one of the most affected areas, and governments directed the resumption of classes through remote teaching. This context motivated the development of this study, which aims to describe the perceptions of higher education teachers in Angola regarding emergency remote teaching, which was mandatory during the pandemic. The research focuses on describing the technological conditions and proficiency of teachers in remote teaching. The methodology adopted is qualitative, and data was collected through a questionnaire in Google Forms, answered by 67 participants from fourteen provinces of Angola, and two field notes. Data analysis was performed through content analysis with the support of NVivo software. Results indicated that emergency remote teaching in Angola faced many limitations, including the lack of teacher training to teach with information and communication technologies (ICT), scarcity of technological resources and internet, as well as an approach centered on replicating face-to-face teaching and classes on optional days throughout the week. This study can contribute to improving the technological and training conditions of higher education teachers in Angola, especially in the context of Educational Technology.
Keywords: Ensino remoto
Condições tecnológicas
Proficiência dos professores em TIC
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 1-Sep-2023
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Art. MTeixeira_ARamos.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.