Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/42
Title: Reading Strategies Used by Grade 9 English as Foreign Language Pupils at “Colégio Nº 110º - 27 de Março Anexa Betel”
Creator: Castilho, Pedro Ngungui
First Advisor: Cacumba, Joaquim Sapalo Castilho
Abstract: Este estudo teve como objectivo investigar as estratégias de leituras utilizadas por alunos de Inglês como Língua Estrangeiras da 9ª classe do “Colégio Nº 110 -27 de Março Anexa BETEL”. Foi notado que os alunos da escola acima mencionada, tendem a não usar estratégias de leitura enquanto lêem em Inglês. Como consequência, os alunos não conseguem participar activamente da leitura, eles deixam de obter o máximo benefício das actividades de leitura realizadas em sala de aula e de usá-las de maneira significativa fora do ambiente de sala de aula. Por esse motivo, 57 alunos levando em consideração o sexo, 25 homens e 32 mulheres foram selecionados para participar como amostra. Um questionário ao aluno foi utilizado como único instrumento de pesquisa para a recolha de dados. Assim, os principais resultados revelaram que: (1) Os alunos usaram os três tipos de estratégias de leitura em geral, tais como; estratégia de leitura para a resolução de problemas, estratégias de leitura de suporte e estratégias globais de leitura. (2) Para os alunos de Inglês como língua estrangeira, a requência das estratégias de leitura caiu no grupo das médias altas e moderadas usadas das estratégias gerais de leitura. (3) As estratégias de leitura mais utilizadas pelos alunos são: ler devagar e com atenção para compreender; quando o texto se tornar difícil, preste mais atenção à leitura; tomar notas durante a leitura para ajudar a compreensão; e, por fim, verifique se as suposições sobre o texto estão certas ou erradas. Com este projecto de pesquisa, espera-se que os resultados do estudo proporcionem um impacto significativo para alunos de Inglês como língua estrangeira, professores e planificadores de currículo para integrar estratégias de leitura no ensino e aprendizagem que levem a uma compreensão de leitura eficaz e subsequentemente bem-sucedidos em Inglês como língua estrangeira
Abstract: This study aimed to investigate the reading strategies used by 9th grade English as a Foreign Language tudents of "College No. 110 -27 March Anexa BETEL". It was noticed that the students of the above mentioned school, tend not to use reading strategies while reading in English. As a consequence, the students fail to ctively participate in reading, they fail to get the maximum benefit from the reading activities done in the classroom and to use them meaningfully outside the classroom environment. For this reason, 57 students taking gender into consideration, 25 males and 32 females were selected to participate as the sample. A student questionnaire was used as the only research instrument for data collection. Thus, the main results revealed that: (1) Students used all three types of reading strategies in general such as; problem-solving reading strategy, supportive reading strategies and global reading strategies. (2) For ESL students, the requency of reading strategies fell in the group of high and moderate averages used of general reading strategies. (3) The reading strategies most used by students are: read slowly and carefully to understand; when the text becomes difficult, pay more attention to reading; take notes during reading to aid comprehension; and finally, check whether assumptions about the text are right or wrong. With this research project, it is hoped that the results of the study will provide a significant impact for ESL students, teachers, and curriculum planners to integrate reading strategies into teaching and learning that lead to effective and subsequently successful reading comprehension in ESL
Keywords: alunos de EFL (Inglês como língua estrangeira)
leitura
compreensão de leitura
estratégias
estratégias de leitura
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 2-Mar-2022
Appears in Collections:Ensino da Língua Inglesa / English Language Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Inglês - Pedro Castilho - 3ª Versão.pdfTrabalho de Licenciatura904.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.