Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/53
Title: Investigating Techniques to Enhance EFL Speaking Skills in Grade 9 at Complexo Escolar Nº 110 – Lubango”
Creator: Manuel , Mariana Catchimbeia
First Advisor: Tweuhanda, Delcio Jacob Felicidade
Abstract: O propósito deste estudo é de investigar como são ensinadas as habilidades da fala do Inglês como Língua estrangeira na 9ª Classe no Complexo Escolar Nº110 – Lubango. Minha experiencia como professora no Complexo acima referido fez-me perceber que muitos estudantes se não a maioria, têm dificuldades em comunicar-se em inglês resultante da ineficácia das estratégias e técnicas adoptadas pelos professores ao ensinar o inglês como língua estrangeira. Como consequências. Os estudantes são incapazes de autoexpressarem-se, não conseguem interagir com outros usando o inglês como meio de comunicação. Sendo assim, 2 professores de inglês e mais 45 estudantes foram usados como amostra representativa da população para o estudo em causa. 2 inquéritos (um para cada grupo, professores e estudantes) foram usados como instrumentos de pesquisa. Os resultados mostraram que; (1) a fala é uma das habilidades mais importantes na aprendizagem do inglês como língua estrangeira, sendo assim, é fundamental que os alunos conheçam as funções, propósitos, os tipos e a importância das habilidades da fala. (2) os fatores que afetam no desenvolvimento das habilidades da fala do inglês como língua estrangeira são; oportunidades reduzidas para a prática da fala dentro e fora da sala de aulas, a falta de vocabulários necessários, medo de cometer erros, falta de motivação, técnicas de ensino, e a falta de autoestima. (3) As estratégias para desenvolver as habilidades da fala do inglês como língua estrangeira na sala de aulas são enumeras e variam de um contexto para outro, bem como de professor a professor. (4) as técnicas mais apontadas para o desenvolvimento das habilidades da fala são; descrição de imagens ou fotografias, jogos de comunicação, escuta e repetição, atividades de preenchimentos, diálogos, discussão/conversação e encenação.
Abstract: The purpose of this research study is to investigate the way speaking skills are taught in Grade 9 at Complexo Escolar Nº110 – Lubango. My experience as a teacher in the aforementioned institution I have noticed that students face several difficulties in communicating in English as result of ineffective strategies and techniques adopted by teachers in teaching English as foreign language. As a consequence, they tend to have problems in expressing their ideas in English, and interact with other English language speakers. For the purpose, A total of 2 teachers of English and 45 pupils were taken as the sample of this study, data was collected through a teacher and student questionnaire administered to the two groups simultaneously. The results revealed that; (1) speaking is the one of the most important skills to be learnt in EFL learning, thus, it is fundamental for the learners to know its functions, purposes, types and importance. (2) the factors that affect EFL speaking skills in the classroom are scarce opportunities to practice speaking outside the classroom, paucity of necessary vocabulary, fear of making mistakes, lack of motivation, teaching techniques, and lack of self-esteem. (3) strategies to develop EFL speaking skills in the classroom are varied and depend from teacher to teacher as well as context from context. (4) The most preferred techniques to enhance speaking skills in the classroom are; describing pictures, communication games, listening and repeating, information-gap activities, dialogues, discussion/conversation, and role play.
Keywords: foreign language
speaking skills
EFL
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 9-Jun-2022
Appears in Collections:Ensino da Língua Inglesa / English Language Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Inglês- Mariana Manuel.pdf3.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.