Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/54
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorChicale, Adriana Maria Domingo-
dc.date.accessioned2023-02-14T12:30:51Z-
dc.date.available2021-02-24-
dc.date.available2023-02-14T12:30:51Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.urihttp://localhost:8080#/jspui/handle/20.500.14190/54-
dc.description.abstractNa perspectiva de melhorar o Processo de Ensino e Aprendizagem da Física foi constatado que os conteúdos existentes no programa de Física da 7ª aula, sobre os conceitos do estado da matéria, apresentam simplesmente os três estados de agregação que são: sólido, líquido e gasoso, desconhecendo se o quarto estado. Foi nesta base que se apresenta a proposta de elaborar o presente trabalho, cujo tema central é de inserção de algumas noções sobre o quarto estado físico de matéria “plasma”, no tema C - Estrutura e Estado de Agregação de substâncias no colégio nº 698 da Humpata. o mesmo é protagonista de dois capítulos, onde o primeiro capítulo faz uma abordagem teórica e psicopedagógica do processo de Ensino-Aprendizagem da Física em geral segundo alguns eminentes psicopedagógicos baseados nas teorias de aprendizagem significativas de David Ausubel e a teoria sócio-interacionista Vygotsky. Para Ausubel, o mais importante no processo de ensino é que a aprendizagem seja significativa. Isto é, o conteúdo a ser aprendido preciso fazer algum sentido para o aluno. Isso só acontece quando a nova informação assenta-se nos conceitos relevantes já existentes na estrutura cognitiva do aluno. No segundo capítulo apresentam-se alguns teóricos referentes ao quarto estado físico de matéria “plasma”, bem como a apresentação da proposta organizada em fases didáticas vinculadas entre si.pt
dc.languageporpt
dc.publisherInstituto Superior de Ciências de Educação da Huílapt
dc.rightsAcesso Abertopt
dc.subject– Estruturapt
dc.subjectestadopt
dc.subjectagregação das substâncias,pt
dc.subjectPlasma e Processo de Ensino-Aprendizagem.pt
dc.titleProposta de inserção de algumas noções sobre o quarto estado físico de matéria “plasma” no tema C - Estrutura e Estado de Agregação de substância na 7ª Classe no Colégio 698 da Humpatapt
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt
dc.contributor.advisor1Almeida, Sandjinga Sitonga de-
dc.description.resumoNa perspectiva de melhorar o Processo de Ensino e Aprendizagem da Física foi constatado que os conteúdos existentes no programa de Física da 7ª classe, sobre os conceitos do estado da matéria, apresentam simplesmente os três estados de agregação que são: sólido, líquido e gasoso, desconhecendo se o quarto estado. Foi nesta base que se apresenta a proposta de elaborar o presente trabalho, cujo tema central é de inserção de algumas noções sobre o quarto estado físico de matéria “plasma”, no tema C - Estrutura e Estado de Agregação de substâncias no colégio nº 698 da Humpata. O mesmo é constituído de dois capítulos, onde o primeiro capítulo faz uma abordagem teórica e psicopedagógica do processo de Ensino-Aprendizagem da Física em geral segundo alguns eminentes psicopedagógicos baseada nas teorias de aprendizagem significativa de David Ausubel e a teoria sócio-interaccionista Vygotsky. Para Ausubel, o mais importante no processo de ensino é que a aprendizagem seja significativa. Isto é, o conteúdo a ser aprendido preciso fazer algum sentido para o aluno. Isto só acontece quando a nova informação assenta-se nos conceitos relevantes já existentes na estrutura cognitiva do aluno. No segundo capítulo apresentam-se alguns referentes teoricos sobre o quarto estado físico de matéria “plasma”, bem como a apresentação da proposta organizada em fases didácticas vinculadas entre si.pt
dc.publisher.countryAngolapt
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Exactas e Naturaispt
dc.publisher.initialsISCED-Huílapt
dc.subject.cnpqÁrea de Pesquisa::Ciências da Exactas e Naturaispt
Appears in Collections:Ensino da Física / Physics Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Física- Adriana Chicale.pdf759.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.