Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/56
Title: As Relações Interpessoais Entre Alunos E Professores Como Via Para Melhorar O Rendimento Escolar: Um Estudo Junto Dos Alunos Da 7ª Classe Do Colégio Público Nº 1299 Fadário Faustino Muteka - Município De Caluquembe.
Creator: Cipriano, Torres Venâncio
First Advisor: Calenga, Isaac Avelino
Abstract: O assunto deste artigo é: Relação interpessoal entre alunos e professores como forma de melhorar o desempenho académico; um estudo realizado com alunos do sétimo ano da Escola Secundária Pública nº 1299 denominado fadário faustino muteka - município de Caluquembe. Problema de investigação: Como pode a relação interpessoal entre professores e alunos contribuir para melhorar o desempenho académico dos alunos do 7º ano do Liceu Público Fadário Faustino Muteca nº 1299, no município de Caluquembe? O objectivo deste estudo é as relações interpessoais no processo ensino-aprendizagem. O objectivo geral é descrever a relação interpessoal entre professores e alunos, que pode tornar-se uma forma de melhorar o desempenho académico dos alunos do sétimo ano da Escola Fadário Faustino Muteca nº 1299, no município de Caluquembe. Para o efeito, foram delineados os seguintes objectivos específicos: (1) Análise de teorias sobre a relação pessoal binomial entre professores e alunos e o aproveitamento escolar (2) Diagnóstico dos factores externos e internos das relações interpessoais no aproveitamento escolar. (3) Diagnosticar a situação actual das relações interpessoais e dos resultados escolares nos professores e alunos do sétimo ano do Colégio nº 1299 - Fadário Faustino Muteka - Caluquembe. (4) Identificar orientações psicopedagógicas para inverter a situação actual. A amostra de investigação consistiu em 46 estudantes dos graus 7 e 12 professores do referido colégio, seleccionados de acordo com critérios de amostragem do tipo censitário. Foi utilizado um inquérito por questionário como instrumento de recolha de dados. Os resultados indicam que para que as aulas sejam eficazes, o respeito mútuo entre os envolvidos no processo educativo é necessário para facilitar o ensino e a aprendizagem.
Abstract: The present work has as theme: Interpersonal relationships between students and teachers as a way to improve school performance; a study with 7th grade students at public school nº 1299 fadário faustino muteka - caluquembe municipality. With the following scientific problem: How can interpersonal relationships between teachers and students become a way to improve the school performance of 7th grade students at Colégio nº 1299 – Fadario Faustino Muteca in the municipality of Caluquembe? The study objective of this investigation is the interpersonal relationships in the teaching-learning process. The general objective is: describing the interpersonal relationships between teachers and students can become a way to improve the school performance of 7th grade students at Colégio nº 1299 – Fadario Faustino Muteca in the municipality of Caluquembe. To this end, the following specific objectives were outlined: (1) To analyze theories about the binomial personal relationships between teachers and students and school performance. (2) Diagnose external and internal incentives of interpersonal relationships in school performance. (3) Diagnose the current situation of interpersonal relationships and school performance in 7th grade teachers and students at Colégio nº 1299 – Fadario Faustino Muteka – Caluquembe. (4) Determine Psychopedagogical guidelines to reverse the current situation. The sample consisted of 46 7th grade students and 12 teachers from the above-mentioned college selected taking into account the criteria of a census-type sampling. The questionnaire survey was used as a data collection instrument. The results indicate that to have productive classes there must be mutual respect between those involved in the educational process, as this will facilitate teaching/learning.
Keywords: relações interpessoais
melhoria
aproveitamento escolar
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 10-Jan-2021
Appears in Collections:Psicologia / Psicology

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Psicologia - Torres Cipriano (2).pdfTrabalho de Licenciatura1.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.